Febrafite

Notícias

A carga tributária brasileira em 4 gráficos

Por José Roberto Castro / Nexo Jornal

postado em 20/09/2016 16:54 / atualizado em 20/09/2016 16:54

Em 2015, ano de crise econômica, a carga tributária brasileira aumentou. Isso significa que o total arrecadado pelos governos municipais, estaduais e federais consumiu uma parcela maior do Produto Interno Bruto, soma de tudo que o país produziu. Segundo dados divulgados pela Receita Federal na terça-feira (19), os tributos correspondem a 32,66% do PIB de 2015. Em 2014, a arrecadação do poder público foi de 32,42% do PIB.

Carga1

A carga tributária é a relação entre os tributos cobrados e o Produto Interno Bruto, soma de tudo que um país produz. E no caso brasileiro, um dos fatores para o aumento da carga foi a diminuição do PIB em um ano de crise. A retração na economia brasileira em 2015 foi de 3,8%, o que fez os impostos representarem uma parcela maior do total.

Em valores reais, não houve aumento na arrecadação dos municípios, Estados e União. Descontada a inflação do período, houve uma diminuição na arrecadação em 2015. Mas como a comparação é com o PIB, que caiu, deu-se o aumento da carga.

carga2

Estados e municípios

Prefeitos e governadores reclamam constantemente que o modelo federativo brasileiro privilegia a União. A distribuição dos tributos entre municípios, Estados e governo federal continua muito desigual. A União concentra quase 70% do dinheiro arrecadado em um quadro que pouco se altera.

Nos últimos dez anos, o que mais mudou foi a situação dos municípios. Em 2006, as cidades ficavam com 5,11% do total. Agora têm 6,37%.

DIVISÃO

PorEnteFederado3

 

O Brasil no mundo

A carga tributária no Brasil está na média dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). A parcela dos recursos que vai para o pagamento de tributos pode ser comparada com a de países como Portugal, Canadá e Reino Unido, mais ricos e com Índice de Desenvolvimento Humano melhores que o brasileiro.

Brasil

 

A diferença do Brasil para esses países está na forma de tributação. O governo brasileiro é um dos que menos cobra impostos sobre renda e lucro de pessoas e empresas. São 5,85%, menos da metade dos 11,4% do Reino Unido, que tem carga semelhante. Por outro lado, o Brasil aparece entre os que mais tributam bens e serviços.

Leia também:

Copyright © 2024. Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Todos os direitos reservados.