Affego divulga nota pública para a nomeação dos aprovados no concurso da Sefaz/GO

postado em 22/01/2020 15:21 / atualizado em 22/01/2020 15:30

A Associação do Fisco de Goiás (Affego) vem a público manifestar seu irrestrito apoio aos 118 aprovados no concurso para Auditor Fiscal da Secretaria de Economia de Goiás, realizado em dezembro de 2018, e que, até o momento,aguardam a nomeação para os cargos disponíveis na Pasta.

O Estado de Goiás decretou, em 2019, enfrentar uma situação de calamidade financeira em suas contas públicas, razão pela qual recorreu, no mesmo ano, ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), auxílio do Governo Federal destinado aos Estados com grave desequilíbrio financeiro. Ora, um dos principais caminhos para promover a recuperação fiscal do Estado é incrementar a arrecadação de tributos, combatendo a sonegação fiscal e investindo no trabalho do Fisco.

Neste sentido, entendemos que a nomeação dos 118 aprovados no concurso da Secretaria de Economia será um poderoso diferencial para alcançar os objetivos do Estado, visto que, ao recompor o quadro de auditores fiscais, o governo possibilitará mais ações de fiscalização, o que significa mais receitas e a recuperação do erário.

Em dezembro de 2018, quando foi realizado o concurso, o Fisco goiano possuía 29 vagas em aberto devido a aposentadoria de servidores. Hoje, já são 84 vagas não ocupadas por conta de novas aposentadorias e 34 processos em andamento, segundo o grupo Mais Auditores Goiás, o que evidencia ainda mais a necessidade de recomposição do quadro profissional da Pasta.

Além disso, ressaltamos ainda que a nomeação é o justo reconhecimento pelo estudo, pelo empenho, pela dedicação e pelos sacrifícios que estes 118 homens e mulheres fizeram para se preparar para este que é um dos certames mais difíceis e concorridos do país. A aprovação demonstra que eles estão plenamente capacitados para ocupar os cargos na Secretaria da Economia. Vale destacar também que é graças ao trabalho do auditor fiscal que a administração pública consegue os recursos para prestar serviços indispensáveis à sociedade, como educação, saúde, segurança, lazer, entre outros.

Assim, confiante do imenso benefício que a nomeação destes profissionais trará para o Estado de Goiás e ciente da urgência dessa nomeação para o fortalecimento da gestão pública, a Associação do fisco de Goiás defende que essa nomeação aconteça sem demora, para o bem de toda a sociedade goiana.

A DIRETORIA
AFFEGO