Notícias

Febrafite prestigia a entrega do Prêmio Afrafep de Educação Fiscal 2023

postado em 10/10/2023 12:29 / atualizado em 10/10/2023 12:34

O presidente de honra da Febrafite, Roberto Kupski, participou da solenidade de entrega da sétima edição do Prêmio Afrafep de Educação Fiscal. O evento ocorreu no auditório da Escola Cidadã Integral Técnica Pastor João Gomes Filho (ECIT Pastor João Gomes Filho), nessa segunda-feira (09), em João Pessoa/PB.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades estaduais, incluindo o secretário da Fazenda do Estado da Paraíba, Marialvo Laureano; o secretário-executivo da pasta, Bruno Frade; o delegado da Receita Federal na Paraíba, Hamilton Sobral Guedes; o superintendente da Loteria do Estado da Paraíba, Petrônio Rolim; o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (Sindifisco-PB), Wagner Lira; a gerente Operacional de Educação Fiscal do Estado, Vanedja Cândido Barbosa; e o chefe da Seção de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Educação, Lucian Sousa da Silva, além de gestores da Educação, da Sefaz-PB da Escola de Administração Tributária (ESAT), alunos e professores.

Nesta edição, cinco projetos foram premiados, sendo três na categoria Escolas e dois na categoria Profissionais da Imprensa. A saber: Escola Municipal Ensino Fundamental Deputado Fernando Paulo Carrilho Milanez, de João Pessoa; a Escola Cidadã Integral Técnica Pastor João Pereira Gomes Filho (ECIT Pastor João Gomes Filho), também da capital; e a Escola Cidadã Integral Técnica Professor Bráulio Maia Júnior, de Campina Grande.

Na categoria Profissional de Imprensa, duas reportagens se destacaram este ano: “Educação Fiscal: como exercer a cidadania?”, veiculada na Rádio Tabajara AM/FM e coordenada pela jornalista Evellyn Lima; e “Estudantes da escola estadual da PB trabalham o ICMS em projeto de educação fiscal”, produzida pela jornalista Ana Beatriz Pereira Rocha, da TV Cabo Branco, que veiculou a produção no programa Programa Bom Dia Paraíba.

Além da entrega do certificado aos vencedores das duas categorias da etapa estadual de educação fiscal, cada projeto vencedor recebeu um cheque no valor de R$ 5 mil.

O secretário Marialvo Laureano enfatizou a importância da educação fiscal para a sociedade, destacando como os impostos beneficiam todos, independentemente da classe social. A presidente da Afrafep, Elaine Carvalho César Félix, elogiou a qualidade e a diversidade dos projetos inscritos e destacou a participação da Paraíba no Prêmio Nacional de Educação Fiscal da Febrafite.

Referência nacional

O presidente de Honra da Febrafite, Roberto Kupski, ressaltou o orgulho da Associação Nacional pela consolidação do Prêmio Estadual Afrafep, que se tornou referência para outros estados.

“É motivo de orgulho para a nossa Associação Nacional ver o Prêmio Estadual Afrafep consolidado, numa cerimônia em uma das escolas finalistas do Prêmio Nacional. Os projetos de Educação Fiscal estão cada vez melhores, por isso têm sido referência para outros estados. Só neste ano, mais três projetos estão concorrendo na edição nacional e isso é fruto do trabalho do programa estadual”, afirmou.

“Alguns são premiados, mas todos são vencedores”, concluiu Kupski.

A presidente da Afrafep, Elaine Félix, parabenizou todos os trabalhos inscritos, ressaltando a qualidade e a diversidade dos temas relacionados à educação fiscal.

“Na categoria imprensa, tivemos matérias jornalísticas com as mais diversas abordagens. Destaco o papel desses profissionais que não é só de informar, mas de educar para que o cidadão tome decisões conscientes e participe ativamente da vida política e social. Na categoria Escola, foram desenvolvidos projetos em sala de aula e para a sociedade. Este momento de premiação nos enche de orgulho pelo desafio que é manter esse Prêmio e porque a Paraíba é finalista no Prêmio Nacional de Educação Fiscal da Febrafite, com dois projetos na categoria escolas e um profissional jornalista em 2023”, destacou Elaine.

Como já é tradição, a Afrafep lançou a edição de 2024 da premiação estadual ao final da solenidade.

Saiba mais clicando AQUI.

Com informações da Ascom Sefaz/PB

 

Leia também:

Copyright © 2023. Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Todos os direitos reservados.