Notícias

Febrafite prestigia posse dos novos Auditores Fiscais do DF

postado em 22/12/2021 16:19 / atualizado em 22/12/2021 16:22

Posse será nesta quarta-feira (22) na sede do GDF

 

O vice-presidente da Febrafite, Rubens Roriz, representará a Entidade nesta quarta-feira (22) na solenidade de posse dos 166 novos Auditores Fiscais da Receita do Distrito Federal. A solenidade será às 17h30 com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, no Palácio do Buriti.

Para Rubens Roriz, que também ocupa o cargo de presidente da Associação dos Auditores Tributários do Distrito Federal (AAFIT) e do Sindifisco-DF o momento é importante para a renovação e recomposição da força de trabalho no Fisco da capital federal. “Esse é um momento ímpar para a sociedade brasiliense, pois essa recomposição do Fisco da capital federal vem em momento crucial para o incremento de recursos, vitais ao atendimento à população brasiliense. E para entender esse momento, é importante repisar os eventos pretéritos que culminaram nessa nomeação”, afirma.

Ainda segundo o presidente das duas entidades  que representam a receita tributária distrital, a posse dos novos auditores significa atuar em medidas contra a corrupção, evasão e sonegação de impostos. Para Rubens Roriz, a autonomia e transparência do Fisco do DF beneficia, principalmente, a sociedade brasiliense.

HISTÓRICO – O último concurso para o cargo de Auditor Fiscal, à época Tributário, foi em 1993, sendo que os 150 aprovados somente vieram a ser nomeados e tomaram posse em 18/07/1995. Posteriormente foi realizado concurso de nível superior para Fiscal da Receita, em 2001, sendo nomeados aproximadamente 250 novos servidores para o fisco. Já em 2002, por questões judiciais, ocorreu a posse de 41 Auditores.

Assim, dessa sequência de nomeações e posses, e considerando a unificação de cargos promovida pela Lei Distrital n.º 4717/2011, foram acrescidos à Administração Tributária Distrital mais 441 Auditores Fiscais da Receita do DF, desde o ano de 1995.

Desse período até os dias atuais vários eventos ocorreram, principalmente a aposentação de, ao menos, duas gerações dessa importante categoria de servidores distritais. Decorridos esses 26 anos do último concurso específico, hoje o Fisco do DF tem tão somente 381 Auditores Fiscais, para um quantitativo de 1.000 cargos que compõe a categoria, ou seja, a taxa de ocupação da carreira Auditoria Tributária do DF, é de 38,1%. Insuficiente e bem aquém do tamanho e da pujança da economia de Brasília.

A AAFIT E O SINDIFISCO – A Associação dos Auditores Tributários do DF é a entidade associativa que presta os serviços de atividades sociais, na área de saúde, de seguros de vida, de ações recreativas e desportivas, culturais, capacitação técnica; dentre outras ações relevantes. A AAFIT é uma das 26 Associações Filiadas à Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), entidade que representa mais de 30 mil Auditores Fiscais das Receitas Estaduais no país.

O Sindicato dos Auditores da Receita do DF-SINDIFISCO/DF é a entidade sindical que defende a categoria dos Auditores Fiscais da Receita do DF seja judicial ou extrajudicialmente e promove a busca de direitos e garantias, individuais e coletivas, para o desempenho da profissão de Auditor Fiscal.

Conheça o novo site da AAFIT: aafit.org.br

Leia também:

Copyright © 2022. Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Todos os direitos reservados.