Notícias

Manifesto de 14 economistas defende reforma tributária abrangente

postado em 05/04/2022 8:48 / atualizado em 05/04/2022 8:48

Um grupo de 14 economistas que reúne alguns dos mais influentes especialistas em economia brasileira divulgou nesta segunda-feira, dia 04, o manifesto “A favor de uma diferente Reforma Abrangente da Tributação de Consumo”.  Os economistas afirmam ser necessária uma reforma abrangente dos tributos sobre o consumo, “essencial acabar com a segmentação entre o ICMS e o ISS – fonte de ineficiências e de litígio”.

“Temos confiança que uma reforma tributária com essas características terá um efeito muito positivo sobre a produtividade e o potencial de crescimento do país, além de contribuir para a redução das desigualdades sociais e regionais”, diz trecho do manifesto.

No documento, eles se posicionam ainda radicalmente contrários a soluções “mágicas” e desastrosas para a economia, como a substituição dos tributos atuais por um imposto sobre transações financeiras.

Subscrevem a presente carta os seguintes economistas:

Affonso Celso Pastore – ex-Presidente do Banco Central, Doutor em economia pela Universidade de São Paulo (USP).

Ana Carla Abrão – ex-Secretária da Fazenda do Estado de Goiás, Doutora em economia pela Universidade de São Paulo (USP).

Armínio Fraga Neto – ex-Presidente do Banco Central, Ph.D. em Economia pela Universidade de Princeton, EUA.

Bernard Appy – ex-Secretário Executivo e Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, diretor do Centro de Cidadania Fiscal.

Edmar Lisboa Bacha – ex-Presidente do BNDES, diretor do Instituto de Estudos de Política Econômica da Casa das Garças, Ph.D. em economia pela Universidade de Yale, EUA.

Elena Landau – ex-Diretora de privatizações do BNDES e ex-Presidente do Conselho de Administração da Eletrobrás.

Gustavo Jorge Laboissière Loyola – ex-Presidente do Banco Central, Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

José Roberto Mendonça de Barros – ex-Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Doutor em economia pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Doutor pelo Economic Growth Center, Universidade de

Yale, EUA.

Maílson da Nóbrega – ex-Ministro da Fazenda.

Marcos José Mendes – Pesquisador Associado do Insper. Doutor em economia pela Universidade de São Paulo (USP).

Nelson Henrique Barbosa Filho – Professor Titular da Escola de Economia da FGV-SP, ex-Ministro da Fazenda. PhD em Economia pela New School for Social Research, EUA.

Pérsio Arida – ex-presidente do Banco Central e do BNDES, presidente do Centro de Debates de Políticas Públicas (CDPP), Ph.D. em economia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), EUA.

Samuel Pessôa – Pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da FGV. Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP).

Sérgio Gobetti – Pesquisador do IPEA, ex-Secretário Adjunto de Política Fiscal e Tributária da SPE/Ministério da Fazenda, Doutor em Economia pela Universidade de Brasília (UNB).”

 

Clique aqui para baixar o manifesto.

Leia também:

Copyright © 2022. Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Todos os direitos reservados.