postado em 18/06/2025 14:45 / atualizado em 18/06/2025 14:45
Chegou ao fim, na tarde desta quarta-feira (18), a 9ª edição do Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais. A atividade final do evento foi a leitura da Carta de Coimbra, com as principais considerações sobre os temas debatidos durante o evento. O documento é assinado pelas três entidades realizadoras do evento: APIT, Febrafite e Unafisco Nacional.
A carta foi lida ao final do evento pela professora Liliana Pimentel, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Confira a íntegra do documento:
Carta de Coimbra
“O presente está aqui
ao alcance da mão.
O futuro será
o que fizeres ou não”
João José Cochofel, poeta, ensaísta e crítico literário conimbricense
Os Auditores Fiscais e Inspetores Tributários e Aduaneiros, do Brasil e de Portugal, representados por suas entidades:
Reunidos no 9º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais, realizado na cidade de Coimbra, Portugal, no período de 16 a 18 de junho de 2025, debateram os múltiplos aspectos que envolvem as Administrações Tributárias brasileiras e portuguesas, sob o mote “Um Sistema Fiscal global e inclusivo, promotor de justiça social e do crescimento econômico sustentável”.
Inspirados pela tradição da Universidade de Coimbra, que sediou o evento, acadêmicos, representantes de organismos internacionais e da sociedade civil, autoridades políticas, lideranças classistas e, especialmente, os 400 auditores fiscais participantes do evento, buscaram, durante os três dias de Congresso, o admirável tesouro do conhecimento.
A troca de saberes e experiências entre portugueses e brasileiros, que está na gênese deste Congresso, foi ampliada pela presença de palestrantes e participantes espanhóis, moçambicanos, cabo-verdianos e alemães. Entusiasmados com a expansão dos nossos horizontes após três produtivos dias de debate, deixamos registradas as principais conclusões do 9º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais.
Considerando:
Concluem
É importante, ainda, manifestarmos nossos profundos agradecimentos à Universidade de Coimbra, que recebeu este evento, e a todos os apoiadores que viabilizaram sua realização.
Esta carta sintetiza os três dias de profícuo debate e materializa o espírito de troca e cooperação internacional que sustenta este Congresso desde sua primeira edição. Esta rede que une profissionais de sólida formação técnica e elevado espírito público, oriundos de diferentes países, é a nossa principal riqueza, é isso o que permite termos em nós – à parte as enormes dificuldades – todos os sonhos do mundo em relação a sistemas tributários mais justos, sociedades mais igualitárias e instituições democráticas fortes.
Faça o download: Carta de Coimbra
Notícias Febrafite e Filiadas
O relatório final do deputado Baleia Rossi (MDB/SP) na Comissão Especial que analisa a Proposta […]
Prêmios
Estão abertas até o dia 31 de julho as inscrições para a edição 2025 do […]
Notícias Febrafite e Filiadas
A FEBRAFITE é uma das entidades signatárias da nota de apoio à emenda nº 195 […]
Copyright © 2025. Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Todos os direitos reservados.