Em busca do diálogo

Febrafite

Menu

Notícias

Globo divulga estudo da Febrafite sobre os benefícios fiscais concedidos durante a pandemia

postado em 03/05/2021 13:47 / atualizado em 03/05/2021 13:53


O governo federal tem 124 benefícios tributários em vigor (Crédito: Arquivo Agência Brasil – Marcello Casal Jr)

 

Estudo da Febrafite sobre os benefícios fiscais concedidos pelos governos durante a pandemia foi destaque do J10 da Globo News, edição da última 5ª feira (29), e no G1, o portal de notícias da Globo.

As matérias destacam que o governo federal pode deixar de arrecadar o montante de R$ 351 bilhões em benefícios fiscais concedidos a empresas. Os cálculos foram feitos com dados da Receita Federal, do Confaz e das Secretarias de Fazenda. O valor, que é o equivalente a quase um quarto da arrecadação da União (24%), atingiu um patamar recorde e poderia cobrir o rombo previsto em R$ 286 bilhões nas contas públicas deste ano

Na prática, os chamados gastos tributários são recursos que deixam de entrar nos cofres dos governos. São exceções que permitem que determinadas empresas e grupos beneficiados paguem menos impostos.

Em entrevista à Globo News, o presidente da Febrafite Rodrigo Spada e a economista do FGV/IBRE Vilma Pinto, autora da nota técnica, comentam os números e a ressaltam a necessidade da reforma tributária.

Link para matéria do G1: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/04/30/beneficios-fiscais-atingem-patamar-recorde-e-equivalem-a-quase-um-quarto-da-arrecadacao-do-pais.ghtml 

© Febrafite 2020

by HKL