Em busca do diálogo

Febrafite

Menu

Galeria de Presidentes

Galeria de Presidentes


  • RODRIGO KEIDEL SPADA

    2020-2022

    Foi eleito em 17 de março de 2020 presidente da Febrafite para o biênio 2020-2022 na primeira Assembleia Geral Ordinária por videoconferência da história da entidade nacional.

     

    Natural da capital paulista, Rodrigo presidiu a Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Afresp) por dois mandatos de três anos seguidos, de janeiro de 2015 a janeiro de 2021. Participou do planejamento estratégico da associação, do projeto de reestruturação do Fundafresp, além de ser um dos idealizadores e fundadores do Movimento Viva.

     

    Rodrigo foi nomeado Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo em 2006, tendo atuado na fiscalização tributária da região de Ribeirão Preto e em Franca. Possui MBA em gestão empresarial pela FIA-USP, especialização em economia, finanças e marketing pela USP de São Carlos. É formado em engenharia de produção, pela UFSCar, e em direito pela Unesp.

  • JURACY BRAGA SOARES JÚNIOR

    2018-2020

    O Auditor Fiscal do Estado do Ceará foi presidente da Febrafite na gestão 2018/2020. Atualmente ocupa o cargo de diretor-executivo da filiada Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual e dos Fiscais do Tesouro Estadual do Estado do Ceará (Auditece) pelo quinto mandato, além de exercer o cargo de diretor de Estudos Tributários da Febrafite na gestão atual.

    É membro fundador da Escola Superior de Estudos e Pesquisas Tributárias (Eset), que oferece cursos presenciais e a distância nas áreas de auditorias e fiscalização, desde 2006. É graduado em direito e contabilidade pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado controladoria pela mesma instituição e doutorado em direito (UMSA), Argentina.

  • ROBERTO KUPSKI

    2002-2018

    Auditor Fiscal aposentado da Receita Estadual do Rio Grande do Sul e natural de Porto Alegre (RS), Roberto Kupski exerce o cargo vitalício de Presidente de Honra da Febrafite, cuja solenidade de condecoração aconteceu em Assembleia Geral Extraordinária do Conselho Deliberativo da entidade realizada em agosto de 2018, em Brasília.

     

    Presidiu a Febrafite por 16 anos consecutivos, de 2002 a 2018. Em sua gestão, publicou a proposta de reforma tributária da entidade, em 1998, representou a federação e os Auditores Fiscais em várias reformas no Congresso Nacional, além de fóruns nacionais e internacionais .  É um dos idealizadores do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, premiação anual que valoriza escolas, instituições, imprensa e projetos de tecnologia que atuam com a temática da educação fiscal, da função social dos tributos e da qualidade da administração dos recursos públicos.

     

    Roberto Kupski contribuiu efetivamente para a criação do Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate), onde atuou como secretário-geral e presidente.  Em 28 de outubro de 2020 foi homenageado com o cargo de Presidente de Honra durante a abertura da 6ª edição da Conferência Nacional das Carreiras de Estado. (Saiba mais aqui). É formado em ciências jurídicas e sociais pela PUC do RS e em administração pela UFRS.

  • LIRANDO DE AZEVEDO JACUNDÁ

    1999-2002

    Natural de Arraias (TO), o Auditor Fiscal do Distrito Federal aposentado, Lirando de Azevedo Jacundá, presidiu a Federação por dois biênios, nos anos de 1999 a 2002.

     

    Dedicou-se à entidade nacional por 26 anos, como presidente e como primeiro vice na gestão do colega Roberto Kupski. Jacundá presidiu ainda a Associação dos Auditores Tributários do Distrito Federal (Aafit), por cinco mandatos, cuja sede administrativa e social passou a se chamar, desde maio de 2018, “Complexo Administrativo e Social da AAFIT Lirando de Azevedo Jacundá”, em sua homenagem.

     

    Na Sefaz presidiu o Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais do Distrito Federal e recebeu várias homenagens e condecorações, dentre elas, o título de Cidadão Honorário de Brasília, em 2001, e a Comenda da Ordem do Mérito Febrafite, no 4º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais realizado em maio de 2019, na capital paulista. É formado em direito pelo UniCEUB.

  • JOÃO EDUARDO DADO LEITE DE CARVALHO

    1992-1994

    Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo foi o primeiro presidente da Febrafite, nos anos de 1992 a 1994. Atuou por dez anos como deputado federal quando trabalhou pela aprovação de importantes projetos pela valorização das administrações tributárias e das carreiras do Fisco no Congresso Nacional. É formado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo e em Ciências Contábeis pela UNIB.

  • ERMÍNIO TRÊS

    1994-1996 - FAFITE

    Presidiu a Fafite(entidade antecessora da Febrafite). Auditor Fiscal de Tributos do Estado do Rio Grande do Sul, exerceu a atividade diretiva da Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec), nos anos de 1980 a 1984. Dentre suas realizações na atividade classista é um dos idealizadores da Febrafite, fundada em 1992, e do plano de saúde do fisco gaúcho, Afisvec Saúde, em 1992, ano que também participou do Conselho da associação. Formou-se em Ciências Contábeis, pela PUC-RS (1975) e em Ciências Jurídicas e Sociais pela Unisinos (1989).

  • SALVADOR FRANKLIN MIRANDA

    1996-1999 - FAFITE

    Presidiu a Fafite, entidade antecessora da Febrafite. Auditor da Receita Estadual de Minas Gerais empossado em 1972. Natural de São Paulo,  é contador, bacharel em ciências humanas, professor universitário, advogado, pós-graduado em direito tributário e societário pela Faculdade de Ciências Contábeis, pela USP

     

    Foi fundador e primeiro presidente do Sindifisco/MG, no perído de 1992 a 1993.  Presidiu ainda a filiada mineira Affemg, de 1993 a 1997, período no qual também fundou e presidiu a Fundaffemg. É conselheiro Emérito da Fenafisco.

  • ANTÔNIO LUIZ BARBOSA

    1987-1990 - FAFITE

    O Auditor Tributário do Distrito Federal Antônio Barbosa, falecido em 13 de junho de 2021,  presidiu a Associação dos Auditores Tributários do DF (Aafit, por cinco gestões.

    Ocupou a presidência da Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital), no período de 1987 a 1990, e a Fafite (Federação antecessora da Febrafite) nos anos 1987  a 1990.

  • PETRÔNIO OMAR QUIRINO TAVARES

    1990-1992 - FAFITE

    Servidor do Fisco pernambucano, Petrônio Omar Quirino Tavares, sempre participou dos movimentos ligados à categoria, trazendo a performance dos Guararapes, para o movimento sindical.

    Aposentado, continuou seu trabalho social, dando sequência à sua atuação, como Secretário Nacional do Terceiro Setor da UGT (União Geral dos Trabalhadores) e presidente do Instituto Pró-Cidadania do Recife, entidade que comunga os princípios da educação fiscal e os alia a ações efetivas de promoção do bem-estar social.

    Foi durante seu mandato que houve a união das associações e sindicatos estaduais em uma única entidade nacional, a Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital). Neste mesmo período as associações se juntaram e constituíram a Febrafite.

  • JOSÉ MILITÃO COSTA

    1983-1987 - FAFITE

    Deputado estadual por três mandatos, de 1986 a 1998, sempre esteve à frente das legítimas reivindicações do funcionalismo destacando-se nas lutas pela conquista de direitos do fisco e pela reforma tributária e a valorização da Administração Tributária, nos moldes defendidos no projeto de Lei Orgânica da Administração Tributária. Foi presidente da Associação dos Funcionários Fiscais de Minas Gerais (Affemg).

  • EMÍLIO RODRIGUES

    1979-1983 - FAFITE

    Nascido em Porto Alegre (RS), o economista formado pela PUCRS, ingressou na Fazenda como fiscal em 1960. Na Sefaz/RS foi assistente e coordenador da Fiscalização de Trânsito. No transcurso da atuação como fiscal em soledade foi candidato à Prefeitura da capital gaúcha o que demonstra seu engajamento político, além da atividade classista.

    Emílio Rodrigues foi ainda presidente da Afisvec, nos anos de 1976 a 1980. Foi o primeiro presidente de uma Federação de Auditores Fiscais, a Fafite (Federação antecessora da Febrafite), nos anos de 1979 a 1983. Percorreu o país de ônibus para constituir a entidade nacional.

© Febrafite 2020

by HKL