Em busca do diálogo

Febrafite

Menu

Notícias

Febrafite recebe visita do conselheiro da Embaixada da Espanha

postado em 19/11/2021 19:17 / atualizado em 19/11/2021 19:17


 

O presidente da Febrafite, Rodrigo Spada, acompanhado dos vice-presidentes Marcos Carneiro e Rubens Roriz, recebeu, na manhã desta quinta-feira (18), na sede da Federação em Brasília, a visita do conselheiro Financeiro da Embaixada da Espanha, Francisco Javier Sánchez Gallardo.

O Conselheiro é agente tributário na Espanha, tendo trabalhado para a administração tributária espanhola mais de 25 anos. Economista e especialista em sistema tributário, ele é autor de diversas publicações sobre o tema.

Durante a visita, Gallardo falou sobre os modelos de tributação brasileiro e espanhol, do interesse em continuar com a parceria iniciada por sua antecessora, Antoinette Musilek, que retornou para seu país em março deste ano, e sobre pautas de interesse do fisco brasileiro para a melhoria do sistema tributário, educação fiscal. Gallardo colocou a embaixada à disposição da Febrafite e suas Filiadas.

Em 2018, a embaixada da Espanha em Brasília sediou a solenidade de entrega do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, em evento para autoridades e educadores da área (Veja aqui). Gallardo disponibilizou a estrutura da embaixada para novos eventos do prêmio e trouxe os cumprimentos do embaixador Fernando Garcia Casas sobre a importância da premiação.

Rodrigo Spada falou sobre o cenário atual de reformas no país, a atuação das entidades pela aprovação da PEC 110/19, da Reforma Tributária ampla sobre o consumo que tramita no Senado Federal, que conta com parcerias importantes de entidades do Fisco, dos governadores e secretários de Fazenda, da indústria e de movimentos sociais.

Sobre reforma tributária Francisco Gallardo destacou que o papel da embaixada é mais de acompanhamento institucional e que há grande afinidade entre as administrações tributarias dos dois países, o que favorece possíveis acordos de cooperação.

“A União Europeia e a Espanha, por causa da afinidade das duas administrações tributárias, têm muitas iniciativas para compartilhar e colaborar na busca por um modelo mais justo e eficiente”, disse Gallardo.

Spada agradeceu a visita e citou ainda os eventos da Febrafite, publicações em parceria com entidades nacionais das carreiras de Estado e o trabalho de denúncias divulgado pela entidade em mídia espontânea em grandes veículos de comunicação do Brasil.

Sobre a troca de experiências acerca de temas tributários e envolvendo as administrações tributárias, Spada destacou a natureza da entidade. “Nossas entidades têm esse caráter de acolher, receber e tornar o ambiente mais hospitaleiro possível. Estamos à disposição para troca de experiências, novas parcerias e trabalhos com instituições de Estado”, disse.

© Febrafite 2020

by HKL