Notícias

Febrafite prestigia entrega do Prêmio Congresso em Foco

postado em 27/08/2022 8:58 / atualizado em 27/08/2022 8:58

Senador Lazier Martins e o presidente Rodrigo Spada

 

O Presidente da Febrafite, Rodrigo Spada, representou a entidade na cerimônia de entrega do Prêmio Congresso em Foco, em Brasília. Ele foi responsável por entregar certificados aos senadores premiados na categoria Melhores no Senado – Voto pela internet. O Vice-Presidente da Febrafite presidente da afiliada AAFIT-DF, Rubens Roriz, também esteve no evento.

O Prêmio Congresso em Foco foi criado, em 2006, para fortalecer a democracia e estimular a cidadania, avaliar o desempenho dos parlamentares, de acordo com o voto popular, de especialistas e de jornalistas que cobrem o Congresso. A premiação é a mais importante da política brasileira.

Rodrigo Spada destacou o papel do Prêmio na valorização do trabalho parlamentar e das instituições democráticas.

“Acreditamos fortemente no papel que o Prêmio Congresso em Foco tem de jogar luz sobre o trabalho parlamentar feito com compromisso público, o diálogo dos mandatários com a sociedade, o embasamento técnico das propostas legislativas, enfim, a boa política”, afirmou.

Sylvio Costa, idealizador do site e do prêmio, destacou o caráter democrático plural na definição dos premiados.

“O Congresso em Foco, que sempre valorizou a democracia e a tolerância , espera que as eleições sejam realizadas em clima de tranquilidade, com respeito às regras do jogo. Respeitar o regulamento e as escolhas do público, dos jornalistas e do júri foi exatamente o que fizemos aqui”, disse.

Premiados

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) e o deputado Marcelo Ramos (MDB-AM) foram apontados pelo júri como os melhores do Senado e da Câmara no ano, respectivamente. Os jornalistas apontaram Randolfe Rodrigues (Rede-AP) como melhor senador, e Alessandro Molon (PSB-RJ), como melhor deputado. Já o público pela internet escolheu Carla Zambelli (PL-SP) como a melhor na Câmara e Marcos Rogério (PL-RO) como os melhores no Senado. A votação na internet, que se estendeu durante todo o mês de julho, contabilizou quase 2,5 milhões de votos – todos auditados pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

Também foram anunciados os vencedores nas categorias especiais: Defesa da Educação, concedida pelo Todos pela Educação; Clima e Sustentabilidade, do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), e Defesa da Liberdade no Transporte, apoiada pela Buser.

Fotos: Edgar Marra, Paulo Negreiros e Romulo Serpa / Congresso em Foco

Leia também:

Copyright © 2022. Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Todos os direitos reservados.