Em busca do diálogo

Febrafite

Menu

Notícias

Febrafite lamenta morte de Marco Maciel, primeiro sócio honorário da entidade nacional

postado em 15/06/2021 15:37 / atualizado em 15/06/2021 19:01


Foto: Arquivo pessoal

 

A Diretoria da Febrafite manifesta profundo pesar pelo falecimento do homem público Marco Maciel, aos 80 anos, enterrado neste domingo (13), na Ala dos Pioneiros do Cemitério Campo da Esperança, em Brasília. Vice-presidente da República durante os oito anos de mandato de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), foi ministro, senador, governador, deputado federal e deputado estadual.

Para nossa entidade, ele simboliza o primeiro reconhecimento público a um político feito pela categoria, ao receber, em abril de 2001, o título de sócio honorário da Febrafite, por ocasião do 3º Encontro do Fisco Estadual Gaúcho, realizado em Canela (RS), ano comemorativo do cinquentenário da Afisvec (Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do RS) e da Assembleia Geral da Federação, presidida nessa época pelo auditor tributário do DF,  Lirando de Azevedo Jacundá. Os eventos contaram com o brilhantismo de Maciel como palestrante de encerramento.

Para o Presidente de Honra da Febrafite, Roberto Kupski, Marco Maciel deixa uma lacuna política como poucas para os servidores públicos e para o país.  “Era um homem íntegro, respeitado e com carreira política marcante. Como Senador, sempre atendeu com muita cordialidade a Federação. Sua partida deixa um exemplo de como deve ser a atividade política e um vácuo na vida civil brasileira. Para nós, será sempre uma grata e respeitosa lembrança”, manifesta.

Em 1979, ainda como Governador de Pernambuco, Maciel empossou a primeira Diretoria de uma Federação de Fiscais Estaduais, a Fafite, presidida pelo auditor gaúcho Emílio Rodrigues.

A Febrafite se sente honrada pela participação de Marco Maciel na criação da primeira entidade nacional do Fisco Estadual e reconhece seu legado e dedicação à política nacional, cuja trajetória será lembrada pelo respeito a democracia e suas instituições.

Confira alguns fotos da participação de Marco Maciel nos eventos em Canela (RS), em 2001:

© Febrafite 2020

by HKL