Febrafite

Notícias

FEBRAFITE instala Conselho Consultivo integrado por referências nacionais em temas tributários

postado em 05/11/2024 9:52 / atualizado em 05/11/2024 17:42

 

A FEBRAFITE realizou nesta segunda-feira (4) reunião de instalação do Conselho Consultivo da entidade. Composto por destacados quadros da Administração Tributária, o Conselho aproveita a experiência e conhecimento de profissionais que integram a rede de relações da Associação para que auxiliem a Presidência da FEBRAFITE na interpretação de cenários, definição de pautas,  posicionamentos e articulação política.

“A criação deste espaço permite que a FEBRAFITE conte com visões qualificadas e diversificadas para embasar a tomada de decisões em prol do desenvolvimento e fortalecimento da carreira fiscal”, afirmou o presidente da entidade, Rodrigo Spada.

Além disso, complementou o presidente, o Conselho também promove um ambiente favorável ao intercâmbio de ideias e desafios, estimulando a construção de relacionamentos sólidos dentro e fora da carreira fiscal.

O Conselho (leia abaixo a relação de integrantes) fará reuniões mensais, com pautas pré-definidas, para debater temas relevante da agenda nacional que guardem relação com a atuação da FEBRAFITE.

A ideia foi bem recebida pelo Conselheiros convidados, que demonstraram entusiasmo com a iniciativa na reunião realizada na segunda-feira.

Consultora do BID e comendadora da FEBRAFITE, Fátima Cartaxo integra o Conselho e elogiou a iniciativa. “É uma iniciativa de importância estratégica, especialmente neste momento de reforma tributária, processo que traz justamente esse espírito de colaboração e atuação conjunta. A FEBRAFITE é muito respeitada, tem liderança nacional e representa a integração dos Fiscos com muita competência”, afirmou.

Neste primeiro encontro, o grupo ainda debateu a necessidade de criação de uma Escola Nacional de Tributação, estruturada em parceria entre Estados, Municípios e União – que tenha como objetivo a capacitação do Fisco para o novo sistema de tributação sobre o consumo. O assunto já havia sido abordado pelo presidente Rodrigo Spada em artigo publicado no Jota em parceria com o jurista Heleno Torres.

Confira abaixo a relação de integrantes do Conselho, todos Auditores Fiscais:

Auditores Fiscais:

Adriana Gomes, Secretária Especial Adjunta da Receita Federal do Brasil,  Auditora Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB). Foi conselheira e presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF.

André Horta, Filósofo, diretor institucional do Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Estado da Fazenda) e ex-secretário da Fazenda do Rio Grande do Norte.

Carlos Eduardo Xavier, engenheiro de Computação, Mestre em Ciências de Engenharia da Produção. Auditor Fiscal e Secretário da Fazenda do Rio Grande do Norte. Presidente do Comsefaz.

Celso Sabino (convite em análise), Ministro do Turismo, formado em Direito e Administração. Auditor Fiscal concursado pela Secretaria Estadual da Fazenda (SEFA).

Eudaldo Almeida, advogado, Bacharel em Direito e em Administração Pública é Auditor Fiscal aposentado do Estado da Bahia, com 40 anos de atuação no Fisco. Exerceu os cargos de Inspetor Fazendário, Delegado Regional, Diretor de TIC, Superintendente de Administração Tributária, dentre outros.

Eudes Sippel, Consultor da Confederação Nacional dos Municípios e Auditor Fiscal da Prefeitura de Santa Cruz do Sul/RS.

Fátima Cartaxo, Auditora Fiscal da Receita Federal do Brasil aposentada, professora Universitária, Consultora em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

Francisco Javier Sánchez Gallardo, Conselheiro Financeiro da Embaixada da Espanha no Brasil.

Jorge Rachid, Auditor Fiscal e ex-secretário da Receita Federal do Brasil.

José Tostes Neto, consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Auditor Fiscal e ex-Secretário da Receita Federal do Brasil.

Luiz Dias, Coordenador Geral do Encat, Secretário Especial da Receita de Alagoas, ex-Secretário da Receita de Alagoas e do Amazonas.

Márcio Verdi, Secretário Executivo do CIAT, economista e Auditor Fiscal de carreira na Receita Federal do Brasil.

Nelson Machado, ex-ministro da Previdência Social (2005-2007), é consultor e professor na Escola de Economia de São Paulo da FGV. Foi Secretário Executivo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Secretário Executivo do Ministério da Fazenda.

Ricardo Oliveira, Auditor Fiscal, Membro da COTEPE e Diretor Orientação e Legislação Tributária na Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais.

Rogério Ceron, Secretário do Tesouro Nacional (2023 – atual), Doutor em Administração Pública pela FGV-SP, servidor de carreira (Auditor Fiscal Tributário).

 

Coordenadores:

Rodrigo Spada, Auditor Fiscal da Receita Estadual de São Paulo e presidente da Febrafite e da Afresp. Formado em Engenharia de Produção pela UFSCar e em Direito pela Unesp, com MBA em Gestão Empresarial pela FIA.

Luciana Grillo, Auditora Fiscal da Receita Estadual de São Paulo, integrante da Comissão Técnica da FEBRAFITE e Diretora Jurídica da Afresp.

Giovanni Padilha, Auditor Fiscal da Receita Estadual do Rio Grande do Sul. Doutor em Economia Aplicada.

Leia também:

Copyright © 2024. Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Todos os direitos reservados.