Febrafite

Notícias

Em ato de solidariedade, AFISVEC abriga 150 pessoas afetadas pela enchente no RS

postado em 09/05/2024 10:35 / atualizado em 09/05/2024 10:35

Diante das trágicas consequências das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, a Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do RS (AFISVEC), tem demonstrado enorme capacidade de mobilização e solidariedade. Desde domingo (5), a sede social da entidade tem abrigado pessoas desalojadas pelas enchentes. São 150 pessoas acolhidas, vindas de áreas alagadas pela enchente, tanto da Capital quanto da região metropolitana.

Todo o deslocamento e gerenciamento dessas vítimas foram coordenados pela Prefeitura de Porto Alegre. As equipes de voluntários estão sendo coordenadas pela Volunteer, uma comunidade focada em voluntariado, ajuda humanitária e ações sociais.

O Fisco Estadual de todo o Brasil tem ajudado as ações da entidade gaúcha por meio de doações que viabilizam a aquisição dos mantimentos e materiais necessários.

Em entrevista à GloboNews, o presidente da AFISVEC, Eduardo Jaeger, afirmou que os Auditores Fiscais do Estado não poderiam deixar de auxiliar nesse momento trágico vivido pelo Estado e, como possuem uma sede própria com ginásio e infraestrutura favorável para esse auxílio, não foi difícil decidir ajudar. Jaeger também expressou sua gratidão por toda a ajuda das centenas de pessoas e voluntários.

Para o presidente da AFISVEC o acolhimento aos desabrigados só é possível graças ao esforço de tantos voluntários.

A situação de cada acolhido é cuidadosamente avaliada por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, enfermeiros e estudantes das áreas da saúde. Além disso, há um grupo de voluntários que faz a recreação com as crianças abrigadas. A sede possui um parquinho, inaugurado em 2020, que está possibilitando, às crianças, momentos de diversão em meio à tragédia.

Falta d’água

A falta d’água tem sido a maior dificuldade enfrentada pela AFISVEC e pelos voluntários. Sem fornecimento regular, a sede da associação chegou a passar 48 horas sem água, situação que foi resolvida nesta quarta-feira (8) com a chegada de um caminhão pipa.

Diante das limitações impostas pelo desabastecimento, os voluntários se organizaram para preparar refeições em casa, com os mantimentos fornecidos pela Associação, e oferecê-las aos acolhidos. A AFISVEC tem fornecido cinco refeições por dia aos abrigados.

Uma nova vida

Em meio à tragédia, a solidariedade de tantos voluntários ajudou na chegada de uma nova vida. Após três dias de desespero, com água na altura do peito, a gestante Gislaine de Oliveira Carlos, residente no Bairro Mathias Velho, em Canoas, foi resgatada. Após o momento traumático, já com 40 semanas de gestação, ela começou a sentir dores e foi atendida no abrigo da AFISVEC, localizado na rua Salvador Calamucci, 56, Bairro Cavalhada, zona Sul de Porto Alegre, por médicos voluntários e levada ao Hospital de Clínicas acompanhada do esposo, Pierry da Silva. Lá, deu à luz ao pequeno Tyson, que nasceu saudável, com 2.830 kg e 48 cm.

Mobilização Nacional

Em um vídeo enviado aos colegas Fiscais de todo o Brasil, o presidente da Afisvec agradeceu as doações que tem recebido tanto dos fiscais como de outras entidades do Fisco Estadual. Ele destacou que as doações têm sido fundamentais para viabilizar o trabalho que está sendo feito, com acolhimento, assistência médica e fornecimento de refeições.

Se você ainda não colaborou e puder contribuir, faça sua doação:

Pix chave CNPJ

92911056000116

Dados bancários

Banco Banrisul

Agência: 0051

Conta: 06.027527.0-6

Leia também:

Copyright © 2024. Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Todos os direitos reservados.