postado em 17/11/2023 18:04 / atualizado em 04/12/2023 12:52
Nesta sexta-feira (17), Diretoria e Conselho Deliberativo da FEBRAFITE, em reunião coordenada pelo presidente Rodrigo Spada, analisaram a PEC 45/2019, da reforma tributária, com as alterações aprovadas no Senado. A avaliação do colegiado é de que o texto aprovado na Câmara, em julho, e, no Senado Federal, em novembro, é coerente com os propósitos que orientam a reforma e fortalece as Administrações Tributárias.
Vários pontos que FEBRAFITE vem defendendo durante todo o processo legislativo foram incorporados ao texto, seja pela Câmara ou pelo Senado. Entre essas conquistas estão:
▶Previsão de edição da Lei Orgânica das Administrações Tributárias;
▶ Vinculação de recursos para o financiamento das atividades do Fisco;
▶ Autonomia do Comitê Gestor;
▶Garantia de que o Comitê Gestor será composto por servidores integrantes das carreiras da Administração Tributária;
▶Mitigação do risco free rider com garantia de investimentos na Administração Tributária;
▶Isonomia entre as Administrações Tributárias.
Evidentemente, esses pontos não significam somente avanços de natureza corporativa, mas compõem um conjunto harmônico e coerente com o novo tributo sobre o consumo que está sendo criado. O avesso do atual modelo, onde a integração do trabalho, a harmonização das normas, a redução do contencioso, por exemplo, são algumas das características que devem prevalecer a partir da promulgação da Reforma.
“Tem sido um longo processo, desde o diagnóstico corajoso que mostrou o esgotamento do atual modelo, muito trabalho técnico para subsidiar uma argumentação sólida, e também de boa articulação política. O resultado até aqui tem sido positivo para o Fisco. Conseguimos a aprovação de bandeiras históricas da nossa categoria e ainda contribuímos para a mitigação de riscos que a Reforma poderia representar às Administrações Tributárias. Estamos saindo fortalecidos e muito motivados desse processo, e afirmo com segurança, ainda há muito trabalho pela frente”, declarou Rodrigo Spada, presidente da FEBRAFITE.
Os dirigentes da entidade manifestaram segurança nos rumos da Reforma e seguirão mobilizados junto aos deputados federais pela aprovação do texto tal como aprovado no Senado Federal.
Notícias Febrafite e Filiadas
O deputado federal Mauro Benevides Filho (PDT/CE) foi agraciado com a outorga da Comenda Ordem […]
Notícias Febrafite e Filiadas
O Conselho Deliberativo da FEBRAFITE, reunido em Assembleia Geral Extraordinária entre os dias 28 e […]
Nota pública
NOTA PÚBLICA FEBRAFITE PEC 66/2023: um desastre na forma e no conteúdo O Conselho Deliberativo […]
Copyright © 2024. Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Todos os direitos reservados.