Tributação e desigualdade

Febrafite

Menu

Notícias

Auditor Fiscal do AM é homenageado com maior honraria da Câmara Municipal de Manaus

Por Paulo Moura | Dia a Dia AM

postado em 03/12/2021 8:44 / atualizado em 03/12/2021 8:44


Pioneiro no tema da Educação Fiscal no Amazonas, Augusto Bernardo é coordenador do Núcleo de Educação Fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-AM) e da Campanha Nota Fiscal Amazonense

 

O auditor fiscal, professor e escritor Augusto Bernardo Cecílio, recebeu na manhã desta quinta-feira (2) a Medalha de Ouro Cidade de Manaus da Câmara Municipal de Manaus (CMM), maior honraria do parlamento municipal da capital amazonense. Pioneiro no tema da Educação Fiscal no Amazonas, Augusto é coordenador do Núcleo de Educação Fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-AM) e da Campanha Nota Fiscal Amazonense.

Proposta pelo vereador Professor Samuel, a homenagem foi transmitida ao vivo pelo canal da CMM no YouTube e contou com a presença de amigos, familiares e autoridades, como o secretário de Estado da Fazenda, Alex Del Giglio e o ex-deputado estadual e presidente da Associação de Funcionários Fazendários do Estado do Amazonas (Affeam), Liberman Moreno.

Representantes de entidades, que atuam na defesa dos direitos dos servidores da fazenda, como o presidente do Sindicato dos Auditores de Tributos Estaduais do Amazonas (Sindifisco), Eliezer Aquino, e da Associação dos Técnicos de Arrecadação Tributário, Socorro Silveira, também se fizeram presentes na homenagem.

Em seu discurso, Augusto Bernardo rememorou momentos importantes da trajetória profissional e pessoal. Emocionado, agradeceu a medalha, que compartilhou com familiares, amigos e colegas presentes. “Agradeço esta que é a maior honraria da Câmara Municipal, e é por isso que nesse momento eu recebo essa medalha e compartilho com cada um de vocês, porque essa medalha tem um peso enorme e eu não conseguiria carregá-la sozinho”, declarou.

O secretário de Fazenda Alex Del Giglio ao elogiar o homenageado ressaltou a importância do processo educacional, ao qual se dedica há três décadas o servidor estadual, tanto como professor de escolas públicas quanto na promoção da educação fiscal por meio do Programa de Educação Fiscal do Amazonas, que busca conscientizar sobre a importância social do tributo e aumentar o controle social da arrecadação tributária do estado.

“O Augusto, nesses anos de convívio, sempre se mostrou uma pessoa muito solícita com todos os colegas, sempre querendo fazer mais, em especial nesse viés de educação, que é o grande meio de transformação de uma sociedade, haja vista países que avançaram bastante nessa área, e que hoje são potencias mundiais, como a Coreia do Sul”, disse o secretário.

O autor da homenagem, professor Samuel, também destacou a importância do trabalho de educação fiscal no Amazonas, cujo fim está no financiamento e investimentos nos bens e serviços públicos.  “O trabalho do Augusto tem muito a ver com o trabalho da Câmara, assim como com o funcionamento das UBS (Unidades Básicas de Saúde), com transporte, com (operação) tapa-buraco. Todos os que pagem para financiar o estado estão pagando um pouquinho desses serviços”.

Amigo de infância, o jornalista parintinense Marcos Santos celebrou a trajetória do conterrâneo. “Esse trabalho de formiguinha começou a aparecer nacionalmente, começou a ter repercussão e o Augusto se tornou uma personalidade da Educação Fiscal nacional”, declarou o jornalista.

Coral emocionou

Também merece destaque a participação do Coral da Sefaz, que encerrou a homenagem ao som da toada “Saga de um Canoeiro”, do Boi Caprichoso, agremiação folclórica do coração do homenageado do dia, que é natural de Parintins.

Auditor Fiscal dedicado à educação

Augusto Bernardo Cecílio é amazonense de Parintins, formado em Direito, Administração e Estudos Sociais pela Universidade Federal do Amazonas, com especialização em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas. É auditor fiscal de tributos estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas e professor. Coordena o Programa de Educação Fiscal , a Campanha Nota Fiscal Amazonense e  importante apoiador do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, realizado pela Febrafite desde 2012.

Desde dezembro de 2003 atua como articulista de jornais, revistas e portais de notícias. Em 2005 recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo, da Assembleia Legislativa do Amazonas. Em 2015 recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Febrafite (Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais). Em 2016 recebeu o Título de Cidadão de Manaus, outorgado pela Câmara Municipal de Manaus.

 

Fotos divulgação.

© Febrafite 2020

by HKL