Febrafite

Notícias

8ª edição do Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais começa neste domingo, em Natal

postado em 23/05/2024 13:14 / atualizado em 23/05/2024 13:14

 A 8ª edição do Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais acontece entre os dias 26 e 29 de maio, na cidade de Natal (RN). O tema central do evento, que já conta com mais de 500 inscritos, será “Reforma Tributária: A Descoberta de um Novo Mundo e seus Desafios“.

No Congresso, serão debatidos temas como a regulamentação da reforma tributária, as mudanças que essa alteração legislativa promovem nas relações federativas, a integração do IBS e da CBS, o funcionamento do Comitê Gestor, a experiência da Europa na implantação do IVA, a necessária mudança cultural para a adaptação à reforma e outros tópicos inerentes às questões tributárias.

O evento internacional, cujo propósito é debater temas relacionados à Administração Tributária, é uma iniciativa das principais entidades representativas nacionais dos servidores do Fisco de Portugal e do Brasil: a APIT – Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira, de Portugal; a FEBRAFITE – Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais; e a UNAFISCO NACIONAL – Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil.

A oitava edição do Congresso, que conta com participantes do Brasil e da Europa, sobretudo de Portugal,  reunirá especialistas, pesquisadores, auditores fiscais e profissionais do mais alto nível.

Entre os nomes confirmados no evento estão o Secretário Extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy; a Secretária Especial da Receita Federal do Brasil adjunta, Adriana Gomes Rego;  a Secretária de Estado dos Assuntos Fiscais no XXIV Governo Constitucional, Cláudia Reis Duarte; o Professor Vasco Guimarães, referência internacional em Direito Tributário;  e Cristina Mac Dowell, Especialista Principal em Gestão Fiscal do BID.

As palestras magnas do evento serão proferidas por Noel Perez-Benitez – Coordenador da Unidade de Assuntos Fiscais da Divisão de Desenvolvimento Econômico da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe – CEPAL; e Nuno Felix – Diplomata e político de Portugal.

“O Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais é uma grande referência no debate de temas ligados às Administrações Tributárias porque tem elevado compromisso com padrões de exigência, independência e profissionalismo. Este prestígio é atribuído tanto à excelência dos palestrantes quanto à profundidade e pertinência dos temas tratados, fatores que têm sido fundamentais para o seu sucesso contínuo”, afirmou Rodrigo Spada, presidente da Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais –  Febrafite.

Leia também:

Copyright © 2024. Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Todos os direitos reservados.