Febrafite

Notícias

Artigo publicado no Valor Econômico critica modelo de tributação de renda no Brasil

Por Ascom Febrafite com trechos do Valor Econômico

postado em 20/06/2017 14:35 / atualizado em 20/06/2017 14:41

No dia 14/06, o jornal Valor Econômico publicou o artigo “Como sócios, irmãos Batista fizeram declaração premiada”.  O texto alerta para a existência de inúmeros incentivos fiscais com retorno nem sempre mensurado. Entre eles, o juro sobre o capital próprio, que é uma forma incentivada de distribuição de lucros.

Além disso, também critica a ideia gestada no núcleo político do governo de reduzir a alíquota máxima de IR da pessoa física no Brasil, de 27,5% para 18%, conforme noticiado pela imprensa, que segundo estudos levantados pelo jornal só colocaria o Brasil mais distante do que se faz nos países da OCDE.  “A mediana da alíquota máxima dentro desse grupo, do qual o Brasil quer participar, é de 46%”, diz o artigo assinado pelo jornalista Fernando Torres.

A matéria do Valor mostra a vergonhosa proteção das leis tributárias do Brasil aos mais ricos. Enquanto um cidadão empregado que ganha 6 mil reais por mês contribui com uma alíquota efetiva média de 20% de seu salário para o imposto de renda, o dono de uma empresa, com rendimentos de 100 ou 200 milhões anuais, contribui com 1% ou menos de sua renda.

A matéria está disponível para assinantes no link: http://www.valor.com.br/financas/5003466/como-socios-irmaos-batista-fizeram-declaracao-premiada

Leia também:

Copyright © 2024. Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Todos os direitos reservados.