Febrafite

Notícias

Servidores inativos supera quadro de ativos em cinco estados

Por informações do Valor e do site da Previdência

postado em 09/04/2018 13:42 / atualizado em 09/04/2018 13:42

O governo federal divulgou em janeiro último o Anuário Estatístico da Previdência Social 2016 (AEPS), com informações sobre benefícios, contribuintes, acordos internacionais, acidentes de trabalho e vários outros temas relacionados à Previdência.

De acordo o anuário, em cinco estados brasileiros o número de servidores inscritos no Regime Próprio da Previdência Social (RPPS) supera o de servidores ativos. Esse cenário pode crescer nos próximos anos, o que, além das implicações financeiras para os governos estaduais, também impõe desafios administrativos, já que a situação fiscal complicada de muitos deles pode ser uma barreira à reposição ou renovação do quadro de servidores.

No âmbito do serviço público, a publicação mostra que a situação mais dramática é a do Rio Grande do Sul, onde o número de inativos ultrapassa em 74,5% o dos funcionários que estão na ativa. Em Minas Gerais, a proporção de inativos é 47% maior; no Rio de Janeiro, 17,5%; em Santa Catarina, 2,2%; na Paraíba, 0,1%.

No Ceará, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Piauí, Sergipe, Goiás, Espírito Santo e São Paulo, a relação entre ativos e inativos caminha para um empate.

O jornal Valor Econômico apurou os dados no âmbito do funcionalismo. A matéria está disponível somente para assinantes: https://goo.gl/fCfNaz 

Para acessar as estatísticas da Previdência Social acesse aqui.

Leia também:

Copyright © 2024. Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Todos os direitos reservados.