Febrafite

Notícias

Rodrigo Spada é eleito presidente da Febrafite em assembleia por videoconferência

postado em 19/03/2020 16:19 / atualizado em 01/04/2020 10:30

Rodrigo Spada assume a federação que representa mais de 30 mil auditores fiscais das Receitas Estaduais a partir de abril

 

Em razão da pandemia do coronavírus que se instalou no país, a Febrafite realizou nesta terça-feira, dia 17, sua primeira Assembleia Geral Ordinária (AGO) e de Eleição para o biênio 2020-2022 por videoconferência. A iniciativa contou com a participação de dirigentes de 23 estados e do Distrito Federal.

Coordenada pelo presidente Juracy Soares, a reunião do Conselho Deliberativo teve início com a apresentação do relatório financeiro da gestão 2018-2020, aprovada por unanimidade pelos dirigentes.

A gestão que termina no próximo dia 31 foi eleita no dia 16 de março de 2018 em Assembleia Geral Ordinária, realizada em Fortaleza (CE). Após a aprovação do relatório financeiro, o presidente Juracy Soares falou do desafio de dar continuidade às ações iniciadas pelos presidentes anteriores, especialmente o colega Roberto Kupski que ficou 16 anos à frente da entidade nacional, além de avançar em outras frentes.

Ele destacou, por exemplo, a reinauguração das salas da sede, em Brasília, dos acordos de cooperação com órgãos federais ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal, em sua 9ª edição anual, dos recordes de inscrições sucessivas com trabalhos de todo o país, do trabalho político junto aos parlamentares em defesa da classe fiscal e do destaque na imprensa nacional.

“Como diz o Roberto Kupski, fomos capazes de colocar nosso tijolinho nas paredes que constroem a Febrafite. Agradeço a todos de forma distinta pela confiança que foi colocada no meu nome e de todos que compõem essa diretoria. Foi uma honra trabalhar durante esses dois anos e entregar uma entidade com ótimo posicionamento no cenário nacional e imagem institucional fortalecida”, ressaltou Soares.

O vice-presidente Rodrigo Spada manifestou sobre os avanços positivos apresentados pela gestão de Juracy Soares: “Acompanhei de perto o trabalho do Juracy que procurou preservar a importância institucional da federação e entrega a gestão de forma confortável e com resultados que trazem segurança para todos nós”, disse.

Vários dirigentes se manifestaram acerca dos avanços da federação ao longo da gestão, entre eles, o presidente da Affesc/SC e membro do Conselho Fiscal Efetivo da Febrafite, Inácio Erdtmann, que reiterou a fala do presidente Juracy Soares sobre o trabalho da Diretora Executiva: “Muito importante esse desempenho financeiro positivo e demais conquistas da administração, perseguidas com determinação e austeridade na condução da entidade”.

Além da apresentação da prestação de contas, a AGO debateu sobre possível ingresso de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a securitização da dívida, aprovou a publicação de uma carta aberta para pedir providências para resguardar a saúde dos auditores fiscais e familiares em relação à pandemia do covid-19 e realizou a eleição da Diretoria da Febrafite, Conselho Fiscal e do Febrafite Saúde para a próxima gestão que se inicia a partir de 1º de abril.

Participaram por videoconferência dirigentes de 24 Associações Filiadas: Juracy Soares, presidente da Auditece/CE; Sarah Costa Félix Teixeira, diretora vice-presidente da Affemg/MG; Maria Teresa de Siqueira Lima, presidente da Afites/ES e o diretor de Saúde, Marco Antônio Alves; Inácio Erdtmann, presidente da Affesc/SC; Antônio Pereira, assistente da Presidência da Afrafep/PB; Jorge Antônio da Silva Couto (presidente) e Artur Alcides de Souza Barros (vice-presidente) da Audifisco/TO; Geraldo Henrique Nogueira, presidente da Asfepa/PA; Edilson de Oliveira Bezerra Junior, vice-presidente da Asfarn/RN; Cleudes Cerqueira de Freitas, presidente da Asfeb/BA; Rodrigo Keidel Spada, presidente da Afresp/SP; Gustavo de Albuquerque, presidente da Asfal/AL; Flávio Emílio Auerswald, presidente da Afismat/MT; Marcelo Ramos de Mello, presidente da Afisvec/RS; Libermann Bichara Moreno, presidente da Affeam/AM e a diretora da associação Jeroniza Alburquerque; Marcos Antônio da Silva Carneiro, presidente do IAF/BA; José Caetano Mello Júnior (presidente), Bruno Carvalho de Paula (secretário) da Aaffepi/PI; Warley Braga Hidelbrand, presidente da Fiscosul/MS; Rubens Roriz, vice-presidente da Aafit/DF e Roberto Kupski, presidente de honra da Febrafite.

Eleição biênio 2020-2022

Em sua primeira assembleia de eleição por videoconferência, ao longo de quase 30 anos de atividades, o Conselho Deliberativo da Febrafite elegeu nesta terça-feira (17) a Diretoria para o biênio 2020-2022. A partir de 1º de abril, o auditor fiscal de São Paulo, Rodrigo Spada, ficará à frente da entidade que representa mais de 30 mil auditores fiscais no Brasil.

No discurso de posse, Spada destacou o desafio de suceder colegas como João Eduardo Dado, Lirando de Azevedo Jacundá, Roberto Kupski e Juracy Soares. Para ele, esse momento é histórico na vida de qualquer pessoa e, somente por isso, já justifica o trabalho de uma vida inteira.

Ele enfatizou que a eleição por meio de videoconferência não tira o brilho e importância desse momento para a entidade e suas 27 filiadas porque a Febrafite é feita de pessoas, de confiança e de apoio: “Sinto que esse é o sentimento de cada um de vocês nesse processo eleitoral. Esse ambiente de confiança pode transformar o mundo para melhor, ainda mais numa instituição da capilaridade da federação que está em todo o Brasil”, disse Spada.

Rodrigo manifestou, ainda, que espera manter o trabalho que vem sendo feito na federação em clima de confiança e apoio de todos, falou sobre o desafio do cenário político atual com a possibilidade de perda de direitos conquistados.

“Sei que o desafio é enorme, pois o cenário que se apresenta é mais que desafiador. A mudança acontece numa velocidade cada vez mais rápida. A mudança sempre houve, mas o que muda agora é velocidade do nosso tempo. Já não bastavam os desafios que já tínhamos com as reformas administrativa, tributária, a securitização da dívida, entre outras, agora, enquanto gestores de planos de saúde, recebemos mais com essa pandemia do coronavírus que chegou ao nosso país e vamos ter de adaptar o nosso método de trabalho e o superar os desafios financeiros”, disse o presidente eleito.

Para concluir, ele leu uma manifestação publicada pela juíza federal Raquel Domingues do Amaral, que, exprime o cenário atual de mudança:

“Sabem do que são feitos os direitos, meus jovens?
Sentem o seu cheiro?

Os direitos são feitos de suor, de sangue, de carne humana apodrecida nos campos de batalha, queimada em fogueiras!

Quando abro a Constituição no artigo quinto, além dos signos, dos enunciados vertidos em linguagem jurídica, sinto cheiro de sangue velho!

Vejo cabeças rolando de guilhotinas, jovens mutilados, mulheres ardendo nas chamas das fogueiras! Ouço o grito enlouquecido dos empalados.

Deparo-me com crianças famintas, enrijecidas por invernos rigorosos, falecidas às portas das fábricas com os estômagos vazios!

Sufoco-me nas chaminés dos campos de concentração, expelindo cinzas humanas!

Vejo africanos convulsionando nos porões dos navios negreiros.

Ouço o gemido das mulheres indígenas violentadas.

Os direitos são feitos de fluido vital! Pra se fazer o direito mais elementar, a liberdade, gastou-se séculos e milhares de vidas foram tragadas, foram moídas na máquina de se fazer direitos, a revolução!

Tu achavas que os direitos foram feitos pelos janotas que têm assento nos parlamentos e tribunais? Engana-te! O direito é feito com a carne do povo! Quando se revoga um direito, desperdiça-se milhares de vidas …

Os governantes que usurpam direitos, como abutres, alimentam-se dos restos mortais de todos aqueles que morreram para se converterem em direitos!

Quando se concretiza um direito, meus jovens, eternizam-se essas milhares vidas!

Quando concretizamos direitos, damos um sentido à tragédia humana e à nossa própria existência!

O direito e a arte são as únicas evidências de que a odisseia terrena teve algum significado!

(Juíza Federal Raquel Domingues do Amaral)

Quem é

Natural de São Paulo (SP), 41 anos, Rodrigo Spada foi eleito por aclamação para presidir a Febrafite até março de 2022. Ele ingressou no fisco paulista como agente fiscal de rendas em 2006. É presidente da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Afresp), cargo que ocupa até o final deste ano, em seu segundo mandato na associação paulista que possui mais de seis mil auditores associados. É formado em engenharia de produção pela UFSCAR, em Direito pela UNESP e também possui título em Economia e Gestão Empresarial pela FIA.

 

Confira a íntegra da nova Diretoria, Conselho Fiscal e Febrafite Saúde para a biênio 2020-2022:

Presidente: Rodrigo Keidel Spada (SP)
1º Vice-Presidente: Maria Aparecida Neto Lacerda e Meloni (MG)
2º Vice-Presidente: Marcelo Ramos de Mello (RS)
3º Vice-Presidente: Jorge Antônio da Silva Couto (TO)
4º Vice-Presidente: Marcos Carneiro (BA)
5º Vice-Presidente: Rubens Roriz (DF)

Diretor de Saúde: Geraldo Henrique de Oliveira Nogueira (PA)
Diretor de Saúde Substituto: Wilmar Nunes Pinheiro (GO)
Diretor de Previdência e Seguros: Flávio Emílio Rodrigues Auerswald (MT)
Diretora de Turismo e Eventos:  Jeroniza Albuquerque (AM)
Diretoria de Estudos Tributários: Juracy Soares (CE)
Diretor de Comunicação: Vanessa Kazue (SP)
Diretor de Assuntos Parlamentares: José Ribamar Pinto Damasceno (RN)
Diretor Jurídico: José Caetano Mello Júnior (PI)
Diretor Financeiro:  Acácio Almeida (DF)
Diretor Financeiro Substituto: José Emetério Nunes Neves (DF)

1º Secretária: Maria Teresa de Siqueira Lima (ES)
2º Secretária: Ana Maria Silva (ES)

Conselho Fiscal Efetivo: João Urbano Dominoni (MS)
Conselho Fiscal Efetivo: Liberman Bichara Moreno (AM)
Conselho Fiscal Efetivo:  Inácio Erdtmann (SC)
Conselho Fiscal Suplente:  Cleto Tamanini (PR)
Conselho Fiscal Suplente:  Elaine Carvalho Cesar Felix (PB)
Conselho Fiscal Suplente: Gustavo de Albuquerque (AL)

FEBRAFITE SAÚDE
Diretor-Presidente: Cleudes Cerqueira (BA)
Diretor Técnico- Operacional: Renato Pei An Chan (SP)
Diretor Administrativo-Financeiro:  Pablo Cavalcante (PE)

Leia também:

Copyright © 2024. Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Todos os direitos reservados.