O que pensam os presidenciáveis sobre a Reforma Tributária e as Carreiras de Estado

A resistência aos tributos no Brasil

DADOS DO LIVRO

Título: A resistência aos tributos no Brasil: Estado e Sociedade em conflito
Autor: Joacir Sevegnani
Editora: Conceito Editorial
Número de páginas: 236
Ano de publicação: 2009

SINOPSE DO LIVRO

Nesta obra, o autor tem o propósito de identificar as possíveis causas que provocam resistência aos tributos no Brasil e apontar caminhos que possam contribuir para uma relação mais harmoniosa entre o cidadão e os poderes públicos.
Mediante profunda pesquisa bibliográfica, parte da análise das principais teorias que explicam a origem do Estado, a sua evolução e os fins que justificam a sua existência. Traz-se à análise ainda, um breve resgate histórico da milenar atividade da tributação e a sua relação com as grandes revoluções mundiais e com os principais conflitos no Brasil.
Com base nessa incursão, propõe um novo modelo para as relações fiscais, fundado na participação efetiva da Sociedade na criação e aplicação dos tributos. A mútua colaboração e compreensão dos direitos e deveres que devem nortear as relações sociais e políticas, permitem que os tributos sejam entendidos, não apenas como uma obrigação legal, mas, sobretudo, como um dever solidário de contribuir.



Copyright © FEBRAFITE - Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Todos os direitos reservados

by HKL