Febrafite

Notícias

Presidente da Febrafite se reúne com os coordenadores das robôs do TCU

postado em 04/04/2018 12:49 / atualizado em 04/04/2018 13:03

O secretário-geral adjunto do órgão, Marcelo Eira, explicou sobre as fases dos programas

Com o objetivo de superar os desafios, principalmente, no que diz respeito à busca de melhoria da gestão pública, o Tribunal de Contas da União (TCU) desenvolveu três softwares robôs Mônica, Alice e Sofia, que analisam editais, atas de preços, relatórios do tribunal, entre outras rotinas.

A robô Sofia foi divulgada em fevereiro deste ano. O projeto despertou o interesse do presidente da Febrafite, Juracy Soares, que se reuniu nesta terça (3/4) com o diretor da Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação do TCU, Wesley Vaz Silva, um dos criadores do projeto, e o secretário-geral adjunto do órgão, Marcelo Eira, na sede do tribunal em Brasília.

Juracy Soares e o diretor da Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação do TCU, Wesley Vaz Silva (E)

Como resultado da reunião, ficou acertado que a partir dos próximos contatos seriam discutidas alternativas à colaboração entre as entidades do fisco e os órgãos do TCU.

“A utilização de ferramentas de mineração e entrelaçamento de dados – que já é uma realidade em muitos fiscos estaduais – tende a evoluir no sentido de proporcionar mais precisão e velocidade das auditorias fiscais pelas Secretarias de Fazendas”, avalia o presidente Juracy Soares.

As robôs Mônica e Alice foram apresentadas em setembro do ano passado.  Eles vasculham diariamente o Diário Oficial da União e todos os editais e atas inseridos no Comprasnet, o portal federal de aquisições.

Leia também:

Copyright © 2024. Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Todos os direitos reservados.