Febrafite

Notícias

Prêmio Nacional de Educação Fiscal e Movimento VIVA são apresentados ao ministro da Educação

Por Afresp/SP com ajustes Ascom Febrafite

postado em 20/06/2017 13:48 / atualizado em 20/06/2017 20:45

O 2º Vice-presidente da Febrafite, Rodrigo Spada (à esquerda) e o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, no centro

O 2º Vice-presidente da Febrafite, Rodrigo Spada (à esquerda) e o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, no centro

O Prêmio Nacional de Educação Fiscal e o Movimento VIVA ganharam importantes apoiadores na última semana. O 2º vice-presidente da Febrafite e  presidente da Afresp/SP, Rodrigo Keidel Spada, participou de reuniões com o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, e com o senador Armando Monteiro (PTB-PE), no dia 14 de junho, em Brasília.

Na primeira reunião da agenda em Brasília foi com o José Mendonça. Na oportunidade, Rodrigo Spada agradeceu o trabalho do Conselho Nacional de Educação (CNE) pela recente inclusão da educação fiscal como disciplina transversal da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino infantil e do fundamental. “Acreditamos que só vamos construir um país melhor com mais educação fiscal. A educação fiscal é a porta de entrada para a cidadania”,d disse.

O ministro conheceu o Prêmio Nacional de Educação Fiscal, uma ação da Febrafite em com a Esaf (Escola de Administração Fazendária) que visa promover as melhores práticas que atuam sobre a importância social dos tributos e sua correta aplicação em benefício de todos.

Spada entregou um ofício da Febrafite convidando-o para participar da cerimônia de premiação dos  melhores projetos da edição 2017, que será no dia 29 de novembro, em Brasília. Mendonça se mostrou bastante animado com a premiação.

Rodrigo Spada com o senador Armando Monteiro

Rodrigo Spada com o senador Armando Monteiro

No mesmo dia, o dirigente da Febrafite se reuniu com o senador Armando Monteiro, líder do PTB no Senado Federal. Eles conversaram por quase meia hora sobre reforma tributária – que é o foco do Movimento VIVA, também citado no encontro. O senador é ex-presidente do CNI (Confederação Nacional da Indústria), e se mostrou bastante conhecedor da necessidade de uma reforma tributária no momento atual.

Segundo informou Spada,  o senador parabenizou a iniciativa do Movimento e manifestou seu apoio. “Ele concluiu que a pauta do Movimento VIVA é a pauta dele também. Se, além da academia e das entidades que representam o Fisco, que já estão do nosso lado, tivermos o apoio de entidades de empresários, como esse da CNI, o nosso movimento ganhará muita força”.

Educação fiscal no currículo escolar

A terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi apresentada no dia 06 de abril no Ministério da Educação, em Brasília, pelo ministro Mendonça Filho.

O documento estabelece conteúdos e competência essenciais, isto é, o que todo o estudante deve saber na educação básica, constando a educação fiscal como um dos temas transversais a ser trabalhado em todas as disciplinas obrigatórias.

A educação fiscal ao lado de outros temas contemporâneos como saúde, vida familiar, educação para o consumo, ciência, tecnologia, preservação do meio ambiente, diversidade cultural e educação financeira, representam uma importante conquista para as entidades que atuam em defesa do tema como, por exemplo, a Febrafite, a Esaf e o Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF.

A BNCC entrará nas salas de aula por meio dos currículos, sendo de dois anos o prazo de implementação.  Para as entidades, esses temas afetam diretamente a vida do estudante e da comunidade de forma local, regional e global. O desafio agora é inserir a educação fiscal também na base do Ensino Médio.

Leia também:

Copyright © 2024. Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Todos os direitos reservados.