Febrafite

Notícias

Pedido de liberação para soja transgênica

postado em 10/09/2003 19:13 / atualizado em 10/09/2003 19:13

O gabinete do senador Sérgio Zambiasi esteve lotado de produtores rurais gaúchos na manhã desta terça-feira. Eles pediram o apoio do parlamentar para agendar uma reunião com o governo federal sobre a liberação do plantio de soja transgênica. Na última segunda-feira, o Tribunal Regional Federal de Brasília derrubou a liminar que autorizava o cultivo e a comercialização de soja transgênica no Brasil. Os agricultores estiveram acompanhados dos deputados federais do Rio Grande do Sul Luiz Carlos Heize (PP) e Darcísio Perondi (PMDB).

De acordo com o senador, é importante que o governo encontre uma saída rápida para a questão, que prejudica principalmente os pequenos produtores rurais. Segundo ele, não existem sementes convencionais suficientes para atender às demandas de plantio. Zambiasi destaca também que deverá ser formada uma frente parlamentar composta pelos três senadores gaúchos e pelo menos 23 deputados federais para auxiliar nas tratativas com o governo federal.

Zambiasi afirma que, apesar da produção recorde de grãos, a indefinição sobre a questão dos transgênicos preocupa os produtores rurais e que o Rio Grande torce por uma medida provisória, que aliviaria as tensões momentaneamente. “Enquanto isso, o Governo Federal poderia, com tranquilidade, elaborar e definir em projeto de lei, a regulamentação da biotecnologia e da transgenia”, sugere o senador.

Leia também:

Copyright © 2024. Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Todos os direitos reservados.