Febrafite

Notícias

Mobilização contra a Reforma da Previdência

Por Ascom Febrafite com informações do Sindilegis e Fonacate

postado em 20/01/2017 15:01 / atualizado em 20/01/2017 15:19

imagem_destaque_reformaDirigentes de diversas entidades de servidores públicos se reuniram nesta quinta (20) na Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados para traçar estratégias de mobilização do movimento suprapartidário e suprassindical contra a Reforma da Previdência.

Na oportunidade, os dirigentes nomearam os representantes para cada uma das comissões responsáveis pelo andamento dos trabalhos. Ao todo, serão seis grupos de coordenação nas áreas de gestão central, comunicação, mobilização, técnica/jurídica, financeira e parlamentar. A Febrafite participa até agora de cinco grupos.

O consenso entre dezenas de instituições representativas presentes foi da necessidade de unir esforços em torno da mobilização, a fim de garantir o fortalecimento do movimento e a coesão das ideias, para combater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16, que aguarda a criação de uma comissão especial para debater o mérito da proposta.

O encontro também foi palco para sugestões da identidade visual do movimento. O vice-presidente do Sindilegis, Eduardo Dodd, expôs banners, cartazes, peças publicitárias e spots de rádio. O material de divulgação foi bem aceito pelos presentes e será submetido agora à apreciação da Comissão de Comunicação do movimento e divulgado até o dia 31.

erika kokay

A deputada Erika Kokay (PT-DF) também participou da reunião e apontou que as entidades precisam fazer um manifesto para colher apoio da sociedade e de outras organizações. Na visão da parlamentar, o documento com as assinaturas dará concretude ao movimento. A nota será divulgada já próxima semana.

“É importante que esse movimento esteja se consolidando e se realinhando é que, a cada dia, a mobilização cresça com mais entidades participando”, apontou Kokay.

As instituições ainda preveem criar um calendário unificado, uma vez que já existem ações isoladas sendo realizadas por cada categoria. O objetivo é permitir que, em todas essas as ações, o movimento contra a reforma esteja presente. Na próxima quarta-feira (25) haverá novo encontro entre os participantes para alinhamento de ideias.

Estavam presentes representantes das entidades: Sindilegis, Pública – Central do Servidor, Febrafite, CUT – Central Única dos Trabalhadores, Fonacate, Anfip, OAB, Cobap, Fenafirc, Sinpaf, Sinal, Fenajufe, CNTC, Fenafim, Ascade, Cobrapol, Sindfaz-DF, ANFFA Sindical, Andes-SN, Asfoc-SN, dentre outras.

OAB confirma apoio ao movimento

Durante a reunião foi confirmado o apoio Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ao movimento nacional contra a reforma da Previdência Social.

“A Ordem irá significar território neutro para congregação de forças de toda a classe trabalhadora”, avaliou Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical e do Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate). “A OAB não tem pretensão de ser dona do movimento. Assim como nós, estão capitaneando o apoio de diversos segmentos para atribuir peso a essa luta”, explicou.

A parceria será formalizada em evento agendado para o dia 31 de janeiro, às 14h, no Conselho Federal da OAB. A expectativa é que o lançamento do movimento nacional contra a PEC 287/2016 seja realizado durante a cerimônia.

 

 

Leia também:

Copyright © 2024. Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Todos os direitos reservados.