Febrafite

Notícias

Juracy Soares debate sobre as desigualdades tributárias no país

postado em 23/04/2018 14:25 / atualizado em 23/04/2018 14:25

A filiada Afisvec e o Sindifisco-RS realizaram neste final de semana, de sexta (20) a domingo (22/4), o 19º Encontro do Fisco Estadual Gaúcho na cidade de Canela (RS). O presidente da Febrafite, Juracy Soares, e o presidente da Fenafisco, Charles Alcântara, participaram do painel sobre a reforma tributária.

Charles Alcântara apresentou o projeto Reforma Tributária Solidária, um projeto da Fenafisco e da Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil) que tem por objetivo diminuir a desigualdade tributária no país.  Alcântara declarou que uma das mais recorrentes mentiras que ouvimos é que o Brasil possui a maior carga tributária do mundo. “A mais injusta, com certeza. Maior do mundo, não.”

O presidente da Fenafisco apresentou uma série de premissas que integram o projeto  e defendeu que a reforma do sistema tributário nacional deve ser pensada na perspectiva do desenvolvimento. O tributo deve ser instrumento de crescimento, não apenas arrecadatório. Deve servir para promover o bem-estar social. O preço da desigualdade é muito alto, e está nas ruas. No Brasil é muito profunda”, opina.

Já Juracy Soares considerou que a reforma tributária deve privilegiar um modelo que contemple a cidadania fiscal para as camadas mais pobres da população. O dirigente apresentou a sétima edição do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, uma ação da Febrafite em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf), e apoio de diversos órgãos governamentais e da iniciativa privada.

O doutor em Economia pela Universitat Heidelberg, Eugênio Lagermann, também participou do painel. Ele detalhou os fatores condicionantes em um cenário de reforma tributária, entre outros pontos.

Com informações da Camila Cabrera/Ascom Afisvec

Leia também:

Copyright © 2024. Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Todos os direitos reservados.