Febrafite

Notícias

Informe nº 564

postado em 28/08/2015 0:00 / atualizado em 28/08/2015 0:00

A senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) e os senadores Lasier Martins (PDT-RS) e Paulo Paim (PT-RS) apresentaram  no último dia 26,  às Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania; e de Assuntos Econômicos do Senado o Projeto de Lei do Senado – PLS 561/2015, que busca restabelecer o equilíbrio contratual e a justiça federativa, propondo a troca de correção do índice IGP-DI pelo IPCA e supressão dos 6,17% dos juros incidentes, visando a atualização da dívida do Estado do Rio Grande do Sul com o Governo Federal.

A matéria é resultado do trabalho em conjunto entre a Febrafite, o auditor gaúcho João Pedro Casarotto e o ex-deputado federal constituinte Hermes Zaneti e visa a retirada dos juros das dívidas públicas estaduais, defendido pela Febrafite no estudo “A Dívida dos Estados com a União (Refazimento do programa e aspectos inconstitucionais da lei  9496/97).

O PLS prevê a retroativamente à data de assinatura dos contratos, devendo a União refazer os cálculos, inclusive dos contratos já quitados, e apresentar, para fins de conferência, às Unidades da Federação, num prazo máximo de 120 dias a contar da vigência desta Lei, os valores dos novos saldos devedores, das novas mensalidades, dos prazos restantes para a quitação total da dívida e dos eventuais saldos credores.

 
De acordo com o ex-deputado constituinte Hermes Zanetti, a proposta não apenas readequa a dívida, mas trata todos os Estados como parte da Federação. "O problema da atual situação é o poder, muito mais do que dívida. O que ocorre é a destruição da Federação brasileira, e ela está; anulada pelo governo federal que tem os Estados em sua mão sem autonomia.
 
Apresentamos esse projeto, que passa a ser um instrumento prático da retomada da construção da federação brasileira. Como a união faz a força, os três senadores gaúchos estão dando uma demonstração, com essa iniciativa, de estarem unidos em busca de uma solução  à dívida do Rio Grande do Sul, que atualmente é impagável.
 
Clique aqui para acessar o trâmite do PLS no site do Senado. 
 
 

Leia também:

Copyright © 2024. Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Todos os direitos reservados.