O que pensam os presidenciáveis sobre a Reforma Tributária e as Carreiras de Estado
abre menu 2

Quem Somos


Reunião do Conselho Deliberativo realizada em 15 de março de 2018, em Fortaleza (CE)


#Em síntese

A valorização dos auditores fiscais, carreira típica de Estado responsável pela tributação, arrecadação e fiscalização dos impostos, é uma pauta permanente da Febrafite, entidade que representa mais de 30 mil auditores fiscais em todo o país.

Apesar de jovem, fundada em 20 de março de 1992, foi protagonista em defesa da Previdência Pública na ocasião das três reformas: Emendas nº 20 de 1998; nº 41 de 2003 e a nº 47 de 2005. A experiência classista da Federação contribuiu para a constituição do Fonacate (Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado), em março de 2013. Hoje, o fórum representa uma importante instituição focada na defesa da Previdência.

A atuação ativa e firme no Congresso Nacional e sua presença ao lado das associações filiadas, junto aos governos em defesa das pautas específicas desde sua criação também demonstram sua importância política e institucional.

A Federação atua na busca incessante pela aprovação de uma reforma tributária justa, transparente e de qualidade. O modelo defendido pela entidade compreende a adoção de um novo pacto federativo entre União, Estados e Municípios. Ele segue na linha do respeito ao núcleo constitucional, visa a adoção de um sistema tributário pautado pela ‘simplicidade, neutralidade, progressividade, não cumulatividade, isonomia, transparência e prevê o fortalecimento da Administração Tributária’, como corolário de uma atuação mais justa, eficiente e transparente.

Os últimos anos, a Federação vem se destacando no cenário político nacional em defesa do refazimento das dívidas dos Estados com a União; dos ressarcimentos integrais da Lei Kandir aos Estados e até a revogação da lei que prejudicou os entes federados em 20 anos de vigência; defende a autonomia Estados; as carreiras típicas de Estado; cobra a qualidade do gasto público; levanta a bandeira do combate à sonegação fiscal; da defesa dos direitos previdenciários dos trabalhadores; e da educação fiscal, com o Prêmio Nacional de Educação Fiscal, criado em 2012.

Desde 1998, a Federação orienta a atuação dos 13 planos de saúde do Fisco estadual e os representa em órgãos de controle nacional. Com o apoio das operadoras, são realizados seminários e reuniões de dirigentes. Os resultados são comprovados anualmente e beneficiam seus mais de 70 mil associados.

A busca da qualificação profissional também tem papel de destaque.  Em sintonia com o debate da questão tributária no Brasil e no mundo, a Febrafite participa dos fóruns específicos como o CIAT, o  ENCAT e mantém intercâmbio com outras entidades internacionais. Além disso, realiza a cada dois anos o Congresso Nacional e Internacional, que reúne em média 600 participantes.

Assista ao vídeo comemorativo dos 25 anos desta jovem e atuante entidade, divulgado em março de 2017:

Copyright © FEBRAFITE - Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Todos os direitos reservados

by HKL