O que pensam os presidenciáveis sobre a Reforma Tributária e as Carreiras de Estado
abre menu 2

Notícias

Governo de Goiás homenageia UEG de Aparecida de Goiânia; vencedora do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2017

Por Imprensa Gov. de Goiás com ajustes Febrafite

Compartilhar

postado em 14/12/2017 15:47 / atualizado em 14/12/2017 15:48


O secretário de Fazenda, João Furtado, representou o governador Marconi Perillo

O secretário de Fazenda, João Furtado, representou o governador Marconi Perillo

O Governo de Goiás homenageou, na tarde desta quarta-feira, dia 13, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) pela conquista do primeiro lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2017, na categoria instituição. O evento aconteceu no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

A premiação é promovida pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf) e com o Programa Nacional de Educação Fiscal (Pnef). O projeto concorreu com mais de 160 projetos de todo o país, e o prêmio de R$ 10 mil, foi entregue em 29 de novembro, no Estádio Nacional de Brasília. Atualmente composto por 23 estudantes dos cursos do campus de Aparecida de Goiânia, localizado a 18 km da capital Goiânia, o projeto leva educação fiscal a estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior, além de funcionários públicos.

“Esse é um projeto que fala de cidadania. É importante a população saber e acompanhar as aplicações dos tributos públicos. Além de ser uma bela forma de levar adiante o legado da professora Flávia”, analisa o professor Paulo Divino Cesar Braga, atual coordenador do projeto.

A solenidade marcou o lançamento do curso de Direito da UEG de Aparecida de Goiânia e a autorização do governador para abertura de edital de concurso para composição do corpo docente da disciplina. A primeira turma será aberta no segundo semestre de 2018, com vagas para 50 alunos.

“O governador determinou que nós não meçamos esforços para a realização do concurso”, ressaltou o secretário de Fazenda de Goiás, João Furtado. O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, afirmou que “a notícia da criação do curso de Direito era aguardada por todo o município, que já se tornou uma cidade universitária, graças ao apoio do governo Marconi”.

João Furtado manifestou, ainda,  que o reconhecimento à UEG é prova do investimento do governo estadual em educação, pesquisa e inovação. “A UEG é uma missão infindável, porque só tem trazido bons frutos, e ainda vai evoluir muito mais”, disse, cumprimentando o reitor da UEG, Haroldo Reimer, e os professores da universidade presentes no evento.

O presidente da Febrafite, Roberto Kupski parabenizou o governador Marconi pelo incentivo à pesquisa e à inovação. “Sabemos que não é fácil fazer esse trabalho. Goiás faz um trabalho muito importante. Que os próximos governos também incentivem esse tema da educação fiscal, fundamental para o nosso desenvolvimento social e humano”, declarou. Ele entregou ao secretário da Fazenda uma comenda por meio da qual a Febrafite cumprimenta Marconi pelo essencial apoio do governo estadual à educação fiscal.

O auditor fiscal aposentado e coordenador do Grupo Estadual de Educação Fiscal (Gefe/GO), José Humberto Miranda, também foi homenageado por Roberto Kupski, em reconhecimento ao trabalho realizado no programa e o apoio ao Prêmio Nacional de Educação de Fiscal.

Haroldo Reimer afirmou que, mais uma vez, Goiás se destaca no cenário nacional com esse prêmio, lembrando que no ano passado uma escola estadual de Jataí ficou em primeiro lugar na categoria Escolas. Disse que é motivo de alegria e orgulho ver a consolidação da UEG com a chegada do curso de Direito em Aparecida de Goiânia, e com o reconhecimento de um projeto da universidade em âmbito nacional.

A cerimônia foi também um momento para prestar homenagens e lembrar da idealizadora do projeto, a professora Flávia Aline Vely, falecida em meados de junho deste ano. Foi ela que 2015, no Campus UEG Sanclerlândia, deu início ao projeto. Em 2016, a professora passou a integrar o quadro docente do curso de Ciências Contábeis do Câmpus Aparecida de Goiânia, onde deu prosseguimento aos trabalhos.

A diretora de Educação Esaf, Fabiana Feijó Baptistuci; o presidente da filiada Affego/GO, Wilmar Pinheiro, acompanhado da auditora fiscal Terezinha Alves Cardoso também prestigiaram a solenidade.

Veja alguns momentos da solenidade:

Copyright © FEBRAFITE - Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Todos os direitos reservados

by HKL