Febrafite

Notícias

Educação fiscal: Escola de Uberaba recebe homenagem da Affemg e da Febrafite

Por Ascom Affemg

postado em 24/09/2018 17:57 / atualizado em 27/09/2018 13:45

A escola recebeu um cheque de R$ 5 mil reais pelo mérito da iniciativa

 

A escola estadual de Uberaba(MG), Francisco Cândido Xavier, foi homenageada na última sexta (21/9) pela filiada Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais (Affemg) e pela Febrafite. A escola foi finalista na edição 2017 do Prêmio Nacional de Educação Fiscal com o projeto “Mapeamento de emissores de cupons e notas fiscais”.

A solenidade de homenagem foi na sede da regional da associação em Uberaba. Como estímulo ao projeto e pelo mérito alcançado, a Affemg entregou à escola o prêmio de R$ 5 mil reais. O projeto de Uberaba teve início com uma turma de Ensino Médio. À época, os estudantes visitaram em uma semana mais cem estabelecimentos comerciais para verificar se emitiam a nota fiscal.

Os discursos refletiram o orgulho em participar da iniciativa que visa a formação da consciência acerca da importância social dos tributos, da correta aplicação dos recursos públicos e da qualidade dos gastos públicos, em benefício da sociedade.

O diretor da instituição, Sebastião de Mello Borges Filho, agradeceu a iniciativa em nome de todo o grupo. Ele destacou que, graças ao projeto, os alunos ganharam uma nova visão sobre a importância da emissão das notas fiscais e passaram a entender todos os números nelas descritos: “Eles passaram a exigir a nota fiscal nos estabelecimentos e incentivar os pais para fazer o mesmo. É uma educação que ultrapassa muito os limites da escola, chegando às famílias, aos amigos e impactando a comunidade”, disse o educador.

Já a diretora da Affemg e vice-presidente da Febrafite, Maria Aparecida Meloni, Papá, encerrou a solenidade agradecendo a presença de todos, certa de que novos projetos de escolas mineiras estarão entre os melhores, na edição deste ano da premiação nacional. “Estamos com 14 escola na disputa. O nosso objetivo é contribuir para a formação de uma sociedade mais justa, solidária, onde todos tenham, na sua compreensão de cidadãos contribuintes, a consciência de serem sujeitos de direitos e deveres, colaboradores na construção de uma vida digna para todos. E isso só é possível mediante o pagamento dos tributos suficientes para atender às demandas sociais e sua correta aplicação”, concluiu a auditora fiscal.

Fizeram parte da mesa, a diretora da Affemg e vice-presidente da Febrafite, Maria Aparecida Meloni, Papá, o diretor da associação da Regional Baixo Rio Grande, Rodrigo da Cruz Lemos, o presidente da Câmara Municipal de Uberaba, o vereador Luiz Humberto Dutra, a superintendente Regional de Ensino do município, Marilda Ribeiro Resende, o coordenador estadual do Programa de Educação Fiscal, da secretaria de Estado de Minas Gerais, Luiz Antônio Zanon e o diretor da Escola Estadual Francisco Cândido Xavier, Sebastião de Mello Borges Filho.

O projeto foi tema de reportagem da TV Integração, afiliada TV Globo em Uberaba.  Assista ao vídeo:

Leia também:

Copyright © 2024. Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Todos os direitos reservados.