Febrafite

Notícias

Eleições 2018: candidatos e parlamentares paulistas debatem sobre a qualidade do serviço público

Por Focae-SP com informações da Afresp

postado em 12/09/2018 15:34 / atualizado em 13/09/2018 9:32

O evento reuniu no auditório da Afresp 16 candidatos a deputados estaduais e federais por SP

O Fórum Permanente das Carreiras do Estado – São Paulo (FOCAE-SP) promoveu, na manhã desta terça-feira (11/9), um encontro com 16 candidatos a deputados estaduais e federais pelo Estado de São Paulo, dando continuidade ao movimento lançado no início do mês para o fortalecimento do serviço público.

Promovido no auditório da Associação dos Agentes Fiscais e de Renda do Estado de São Paulo (Afresp), o objetivo do evento foi garantir o compromisso dos candidatos em prol dos objetivos comuns do FOCAE-SP: garantir a importância do serviço público de excelência para a população, defender o aprimoramento dos serviços prestados pelas carreiras de Estado e enfatizar a necessidade de investimento dos serviços públicos.

Mediador do encontro, o presidente Rodrigo Spada falou sobre a importância do Fórum como relevante espaço de debates para a promoção do fortalecimento do serviço público e defesa do aprimoramento dos serviços prestados pelas carreiras pertencentes ao funcionalismo público estadual. “Uma mudança intensa na conjuntura política se faz por meio do voto e da mobilização da sociedade civil organizada”, afirmou.

Na visão do dirigente, o esforço de todas as entidades que congregam o FOCAE-SP é de resgatar o valor do serviço público: “A sociedade clama por mais recurso público, segurança, educação, justiça e infraestrutura”.

Em seguida, o coordenador do Fórum e presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Fernando Bartoletti, afirmou que alguns setores da mídia têm direcionado o serviço público como o grande vilão do problema econômico e financeiro do país. “Isso não é verdade. É preciso desconstruir o mito de que a redução do Estado é necessária para recuperar a economia, com a consequente redução do serviço público”, ressaltou.

Para o coordenador do FOCAE-SP, o serviço público é a essência do Estado e ele se distingue do governo, do gestor público, que é transitório. “Quanto mais fraco for o serviço público na área em que atuamos mais fácil será a disseminação da corrupção e da sonegação”, evidenciou.

Destacados os objetivos do Fórum, os candidatos a deputado federal e estadual tiveram a oportunidade de ressaltar suas bandeiras políticas no evento.

Logo em seguida, todos assinaram um documento, onde se comprometeram, se eleitos, a assumir o propósito de apoiar o serviço público, observando as seguintes diretrizes:

1.Defender medidas para o aprimoramento dos serviços públicos visando promover o atendimento efetivo e de excelência para toda a população;

2.Apoiar e propor emendas orçamentárias que possibilitem o preenchimento dos cargos vagos nos quadros das carreiras de Estado integrantes do FOCAE-SP;

3.Rejeitar propostas legislativas que atentem contra atribuições e funções inerentes aos cargos das carreiras de Estado integrantes do FOCAE-SP;

4.Defender a realização de concursos públicos, a estruturação dos equipamentos e meios bem como a capacitação permanente dos servidores públicos em atendimento ao interesse público, ampliando-se o combate à sonegação fiscal e à corrupção;

5.Defender, na reforma da previdência, a manutenção das normas de transição existentes e que asseguram a estabilidade dos direitos previdenciários vigentes dos servidores públicos, bem como dos inativos, e de seus pensionistas;

6.Apoiar a participação de servidores públicos das carreiras de Estado no exercício de funções estratégicas na Administração Pública.

Participaram do encontro do FOCAE-SP os candidatos a deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PP-SP), Caio Miranda Carneiro (PSB-SP), Daro Piffer (PPL-SP), Delegado Maurício Freire (PSD-SP), Fernando Capez (PSDB), Ji Na Park “Mônica” (AVANTE-SP), José Gozze (PSB-SP), Marcus Dantas (PSL-SP), Renato Reichmann (PSDB-SP), Gilvandro Jose (PODE-SP) e Mauricio Freire (PSD-SP)

Dentre os candidatos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, participaram do evento o Coronel Camilo (PSD), Clélia Gomes (AVANTE), Kátia Torba (PHS), Pedro Kaká (PODE), Marco Vinholi (PSDB).

Enviaram também representantes ao evento o deputado federal Goulart (PSD-SP), o deputado estadual Campos Machado (PTB) e o deputado estadual Carlos Cezar (PSB).

Luiza Erundina (PSOL-SP), deputada federal e candidata à reeleição, e João Gandini (PHS), candidato a deputado estadual, não comparecerem ao evento, mas se comprometeram com o projeto do FOCAE-SP. Luiza Erundina ainda enviou uma carta aos organizadores do evento. No documento, a candidata ressalta a importância do serviço público em favor da cidadania. O candidato Gandini enviou ao FOCAE-SP a carta compromisso assinada por ele.

Compuseram a mesa de trabalhos do FOCAE-SP, além de Fernando Bartoletti e Rodrigo Spada, o  presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), José Oswaldo Molineiro; o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp), Marcos Nusdeu; o vice-presidente da Associação dos Auditores Fiscais Tributários do Município de São Paulo (Aafitsp e Sindaf/SP), Rafael Rodrigues Aguirrezábal; o tesoureiro do Sindicato dos Agentes Fiscais de Renda do Estado de São Paulo (Sinafresp), Guilherme Jacob; a diretora regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Adpf/SP), Tânia Fernanda Pereira; a diretora do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp), Juliana Ribeiro; o vice-presidente da Associação dos Procuradores do Município de São Paulo, Luiz Ordas Lorido; e Mauro Silva, representando a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco). A vice-presidente da Apamagis, Vanessa Ribeiro Mateus, encerrou o evento, em nome de Fernando Bartoletti.

Mais fotos do evento aqui. 

Leia também:

Copyright © 2024. Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Todos os direitos reservados.