Febrafite

Notícias

Dirigentes dos planos de saúde se reúnem por videoconferência

postado em 07/05/2020 15:11 / atualizado em 07/05/2020 17:44

Por videoconferência, dirigentes das operadoras dos planos de saúde do fisco estadual participaram na manhã dessa quarta (06), da primeira reunião com a nova gestão do Febrafite Saúde. O encontro foi coordenado pelo presidente da Asfeb/BA e diretor presidente do Febrafite Saúde, Cleudes Cerqueira de Freitas.

Na ocasião, Cleudes apresentou a composição dos novos diretores responsáveis pelas demandas das autogestões em saúde, são eles: Pablo Cavalcanti, do Fisco Saúde de Pernambuco, que ocupa o cargo de diretor Administrativo Financeiro, e Renato Chan, da Amafresp, no cargo de diretor Técnico Operacional. O presidente ressaltou também a participação do diretor de Saúde Geraldo Henrique de Oliveira Nogueira, da Aspará.

Cleudes informou acerca do novo modelo de organização de trabalho da nova gestão da Febrafite que assumiu no último dia 1º de abril, com a centralização da coordenação das atividades associativas e de representação política com o presidente Rodrigo Spada, os cinco vice-presidentes e diretores, destinando os assuntos de interesse das operadoras dos planos à Diretoria do Febrafite Saúde. Importante observar que a decisão não altera o formato de deliberação colegiada através do Conselho Deliberativo da Federação nas questões estratégicas.

A iniciativa foi bem recebida pelos dirigentes dos Planos de Saúde. Para Geraldo, a criação de um diretoria específica para a área é positiva, em decorrência dos inúmeros desafios a serem conduzidos, em especial, pela Presidência e Vice-Presidências da federação nas questões corporativas e políticas tão impactantes para o futuro da classe fiscal. Ele vai além e assinala que “ao mesmo tempo, a Diretoria do Febrafite Saúde poderá se dedicar aos desafios da assistência à saúde, o que, agora, com a pandemia da Covid-19, se transformou em enorme barreira a ser superada”.

Após a apresentação da nova diretoria, Cleudes destacou que apesar do contexto desafiador para os planos em face da pandemia e seus efeitos econômicos, é possível superar as demandas apresentadas pelo setor e manter a qualidade reconhecida nacionalmente no atendimento aos milhares de beneficiários. “Tenho certeza de que realizaremos um bom trabalho e seguiremos mais fortes em defesa das autogestões do fisco estadual”, disse.

Renato Chan considera que mesmo sendo uma reunião por videoconferência foi um encontro muito produtivo, onde puderam compartilhar as experiências de cada um nesse momento de pandemia e, com certeza, o grupo fará outras reuniões nesse novo modelo. “Também tomamos decisões importantes de como buscar alternativas para implantação do plano de saúde da Febrafite e montar um grupo de trabalho para integrar todas as ações isoladas de cada membro para se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados”, descreveu o diretor.

Na mesma linha, Pablo Cavalcanti avaliou a experiência como positiva e necessária ao enfrentamento dos grandes desafios assumidos pela nova gestão, consolidando a possibilidade de utilizar a plataforma para outras reuniões, aprendendo cada vez mais a utilizar com maior eficiência e eficácia estes instrumentos.

Os dirigentes abordaram temas sobre a atual situação do projeto de implantação do plano de saúde nacional, para categoria fiscal, via Afresp/Amafresp, experiência das filiadas quanto ao uso da plataforma de telemedicina disponibilizado pela Unidas Nacional e outras disponibilizadas pelo mercado, como está sendo o processo das filiada quanto a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD e a possibilidade de tratativas em conjunto no cumprimento da referida lei, contratação de serviços e compras de produtos de forma coletiva sob com a coordenação do Febrafite Saúde, possibilidade de alteração das regras contratuais do convênio de reciprocidade firmado entre as filiadas, temas e data para a realização do 21º Seminário dos Planos de Saúde do Fisco Brasileiro, que deverá acontecer no segundo semestre deste ano e o recadastramento das filiadas.

Presentes à reunião, o coordenador Administrativo do Febrafite Saúde, Wellington Araújo, e 18 dirigentes dos planos: Affeam Saúde (AM), Affego (GO), Afisvec (RS), Amafresp (SP), Asfal (AL),  Asfeb Saúde (BA), Aspará (PA),  Cafaz (CE), Cassind (SE) e do Fisco Saúde (PE).

 

Leia também:

Copyright © 2024. Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Todos os direitos reservados.