Febrafite

Notícias

Auditores fiscais paulistas publicam artigo sobre a LC 160 e a continuidade da guerra fiscal

Por Osvaldo Santos de Carvalho e Luis Fernando dos Santos Martinelli | Carta Forense

postado em 07/02/2018 16:00 / atualizado em 07/02/2018 16:01

O diretor da Consultoria Tributária da Secretaria de Fazenda de São Paulo, Osvaldo Santos de Carvalho, em parceria com o auditor fiscal paulista, Luis Fernando dos Santos Martinelli, publicou o artigo “A Lei Complementar 160 e a continuidade da perniciosa guerra fiscal” (disponível neste link) na edição de fevereiro do jornal Carta Forense.

No artigo, é explicado como a convalidação dos benefícios fiscais do ICMS, que foram concedidos unilateralmente de maneira irregular pelos estados e Distrito Federal, geram distorções na arrecadação do tributo, provocando a chamada guerra fiscal.

“Assim, como consequência, há várias Ações Diretas de Inconstitucionalidade, questionando as normas de concessão dos benefícios fiscais e também créditos tributários constituídos em virtude da glosa dos créditos destacados e não cobrados nos contribuintes destinatários, créditos estes cobrados com amparo no artigo 8º da LC nº 24/75. Foi nesse contexto de aprofundamento da guerra fiscal que se inseriu a aprovação da LC nº 160/17, com o intuito de pôr fim a esse embate e dar segurança jurídica aos contribuintes”, diz Carvalho.

Leia também:

Copyright © 2024. Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Todos os direitos reservados.