Febrafite

Notícias

Auditora do Ceará apresenta pesquisa sobre a ética fiscal do contribuinte

postado em 17/08/2017 14:47 / atualizado em 21/08/2017 15:22

IMG_3472

A auditora fiscal da Receita Estadual do Ceará, Isabel Pires, encerrou a parte da manhã da reunião do Conselho Deliberativo da Febrafite, que acontece hoje (17), no Rio de Janeiro.

Isabel apresentou aos participantes sua pesquisa de doutorado Ética fiscal do contribuinte na visão do agente fiscal, que objetiva coletar dados sobre o comportamento dos contribuintes no que se refere à evasão fiscal  e vinculá-la com outras variáveis relacionadas.

Segundo Isabel, a a percepção da ética fiscal dos contribuintes na visão da autoridade fiscal é um ponto de partida para entender este fenômeno e suas variantes e pode ser um dos fatores determinantes na melhoria do cumprimento fiscal e conseqüente diminuição das taxas de evasão fiscal.  “Um primeiro estudo empírico foi realizado entre os auditores fiscais da Receita Estadual do Ceará e neste segundo momento, será expandida aos profissionais do Fisco de todas as unidades da Federação”, informou.

Nos próximos dias, a Febrafite vai disponibilizar o formulário eletrônico da pesquisa que faz parte do projeto de doutorado em Administração Pública, desenvolvido no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, de Portugal.

Leia também:

Copyright © 2024. Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - Todos os direitos reservados.